• TechDrop
  • Posts
  • 💧 Paywall + ad = Offerwall do Google

💧 Paywall + ad = Offerwall do Google

Google lança o Offerwall: micropagamentos, enquetes e anúncios como novas formas de monetizar conteúdo — tentativa de estancar a fuga de cliques causada pela IA.

MÍDIA

Paywall + ad = Offerwall do Google

Com os chatbots de IA tomando cada vez mais o lugar dos mecanismos de busca, e com o próprio Google canibalizando os cliques da sua página de resultados com o AI Overview, a bronca sobrou para quem sobrevivia dos cliques: os publishers. Mas o Google diz que não os abandonou por completo: vem aí, os Offerwalls!

A nova ferramenta permite que os sites ofereçam aos seis visitantes diversas maneiras de acessarem e monetizarem seus conteúdos, tais como: micropagamentos, realização de pesquisas, visualização de anúncios, assine uma newsletter, ouça um podcast e muito mais.

  • Um exemplo de micropagamentos é a possibilidade de websites cobrarem um valor menor pelo acesso a um só conteúdo por minutos, horas, dias ou semanas – ao invés das famosas (e odiadas) assinaturas mensais recorrentes.

  • Um exemplo de pesquisas é a possibilidade de um website mostrar um formulário com algumas perguntas aos seus visitantes e receber pela quantidade de respostas. Ou até que os usuários respondam sobre suas preferências, gerando dados para que o Google personalize seus anúncios.

  • Um exemplo de ad seria oferecer acesso a um conteúdo que, via de regra, seria pago, mas pode ser acessado se o usuário topar assistir a um não-tão-breve anúncio em vídeo.

A nova ferramenta está disponível diretamente na plataforma de Ad Management do Google - mas somente 1.000 publishers ganharam acesso na fase de testes.

Em resumo: o Offerwall pode ser um divisor de águas para pequenos e médios publishers – que muitas vezes não têm estrutura para estratégias complexas de monetização. Mas também pode dar um fôlego extra para sites maiores que viram o potencial de receita ter uma projeção de queda de US$ 2 bi.

Num blogpost, o Google diz que a flexibilidade da ferramenta mira em levar mais audiência e mais receita em até 9%. Resta saber se isso será suficiente para tapar os buracos deixados pela audiência que migrou para as respostas mais rápidas e precisas dos chatbots.

Clique aqui para ler a edição completa da newsletter

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Reply

or to participate.