- TechDrop
- Posts
- 💧 Zuck e Luckey: make love not AND war
💧 Zuck e Luckey: make love not AND war
De rivais a parceiros de guerra: como Zuck e Palmer Luckey se reencontraram para transformar a Meta em potência militar com o projeto EagleEye.

TECNOLOGIA MILITAR
Zuck e Luckey: make love not AND war

Quando o Facebook foi criado como uma rede social para universitários, um dos seus primeiros slogans era: “Conectando e aproximando o mundo”. Mais de vinte anos se passaram e, conforme Zuck veste a farda militar, o futuro da Meta também troca de roupa para “Desconectar e distanciar o mundo”.
A Zuckmorfose de bom menino para senhor da guerra aconteceu em 4 episódios:
Episódio 1 - Aquisição: em 2014 o ainda chamado Facebook desembolsava US$ 2 bilhões para adquirir a promissora – mas ainda jovem – startup de realidade virtual Oculus VR, de um jovem empreendedor de 21 anos chamado Palmer Luckey. Essa tecnologia e esse time viriam se tornar a base da grande aposta futura da Meta, os Oculus Quest.
Episódio 2 - Demissão: não haviam se passado nem dois anos de Luckey desfilando seus mullets pelos escritórios do Facebook quando ele decidiu doar pessoalmente para a primeira candidatura de Trump – o que gerou revoltas internas e culminou na demissão do fundador.
Episódio 3 - Recuperação: mesmo com bilhões na conta, ninguém se aposenta antes dos 25 anos e Palmer seguiu para criar a Anduril – que junta AI, Data, Robotics e Realidade Virtual/Aumentada aplicada ao setor militar. Esse “quase Call of Duty da vida real” hoje tem um valuation >US$ 28 bilhões.
Episódio 4 - União: dez anos se passaram, a Meta já não é mais somente uma rede social e Mark decide fazer uma doação pessoal para o segundo mandato de Trump - o que abriu portas para que os antigos desafetos apertassem a mão e firmassem um contrato de parceria entre a Meta e a Anduril.
O projeto EagleEye (Olho de Águia) visa juntar os dois negócios: a criação de capacetes e headsets com sensores térmicos para soldados (também com funções para controle de drones no campo de batalha), tudo potencializado pela inteligência artificial da Meta.

DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.