- TechDrop
- Posts
- 💧 A era dos taxis-robos-eletricos
💧 A era dos taxis-robos-eletricos
+ Enjoei abrindo lojas fisicas + O tamanho da Roblox
Yooo Droppers,
Hoje eu aprendi: que o número de jovens brasileiros 'nem-nem' (aqueles que nem estudam, nem trabalham) chegou a 20,6%, ficando atrás da Argentina, Bolívia e Chile, melhor apenas que Guiana, Peru, Venezuela e Colômbia.
No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:
Waymo: sua próxima corrida elétrica não terá motorista.
Sonder: se não pode vencê-los, junta-se a eles.
Enjoei: De URL para IRL.
Roblox: maior que o PlayStation, Xbox e Switch, juntos!
Waymo: sua corrida elétrica sem motorista
waymo, uber, google, carros autônomos, tesla
Elon Musk bem que prometeu que a Tesla teria um milhão de táxis-robôs fazendo corridas autônomas em 2024, até agora não entregou nenhum. Já a Waymo, divisão de carros elétricos autônomos do Google, mostrou como se faz e anunciou o marco de 100k corridas autônomas por semana.
Os carros vêm equipados 13 câmeras, 4 lidar, 6 radares e uma variedade de receptores de áudio externos (EARs).
O serviço está disponível em apenas 3 cidades americanas (San Francisco, Los Angeles e Phoenix), com Austin entrando em breve.
A receita estimada, usando o mesmo valor médio de $20-25 por corrida do Uber, resultaria em $130 milhões ano.
O volume de 100k corridas por semana é ainda mais surpreendente se considerarmos que este número era 50k há 3 meses.
A estreia da Waymo não aconteceu sem resistência, com alguns protestos onde os sensores e radares dos carros eram cobertos com cones. Mas conforme a população se adapta à nova realidade sci-fi, já tem gente reservando corrida para usar os carros autônomos como escritório remoto, enquanto andam pela cidade fazendo calls.
Ps1: a Alphabet se comprometeu a investir U$5bi adicionais na divisão da Waymo nos próximos anos.
Ps2: recentemente a empresa precisou resolver um bug que fazia com que os carros autônomos buzinassem entre si às 4 da manhã.
Ps3: já tem gente chamando os carros com motoristas do novo cavalo e charrete.
Sonder: se não pode vencê-los, junta-se a eles.
turismo, startup, sonder, marriott, short term rental
A vida da Sonder, startup concorrente do Airbnb, não tem sido fácil. Desde que abriram capital em 2021, a startup enfrentou uma das piores contrações de mercado desde 1939 e uma pandemia global que fechou as fronteiras e dizimou a indústria do turismo, perdendo ~96% do seu valor de mercado.
Mas a Sonder colocou um cropped e reagiu ao anunciar uma parceria com a gigante Marriott.
Através desta, que tem duração inicial de 20 anos, as propriedades ficarão disponíveis nos sistemas da Marriott e Marriott Bonvoy e contarão com todo time de vendas e suporte da gigante, além de entrar para o sistemas de pontos e benefícios da maior rede de hotéis do mundo.
Sonder: $68mi de valor de mercado e ~9k unidades listadas
Marriott: $63bi de valor de mercado e ~205k unidades listadas
Na contramão de Airbnb, Vrbo e Booking, a Sonder compra ou licencia e controla as propriedades listadas em sua plataforma, atuando em um modelo parecido com uma rede de hotéis que aluga apartamentos - o que foi suficiente para levantar suspeitas que o arranjo é só o primeiro passo de uma jornada que pode muito bem acabar com uma aquisição.
Ps: em paralelo, a Hyatt Hotels, fechou um acordo de $335mi para comprar as propriedades exclusivas da Standard International.
O que rolou mundo afora
AMD: a fabricante de chips, concordou em comprar a designer de equipamentos de data center para cloud e IA, ZT Systems, por $5bi.
Meta: atingiu a incrível marca de cada funcionário, em média, ser responsável por U$1milhão em receita no primeiro semestre de 2024.
Call Her Daddy: o podcast que pertencia a Barstool, foi comprado pelo Spotify e agora assina um acordo de +U$100mi com a SiriusXM.
Instagram: está se livrando do visual quadrado (fotos horizontais) e apostando nos retângulos, com a grade de fotos/vídeos na vertical.
Ola Electric: a startup indiana de scooters elétricas, que fez IPO há 2 semanas, já ganhou 90% de valor de mercado.
Shein: está processando sua concorrente Temu, depois de ser processada pela mesma, usando as mesmas acusações.
Quem já ouviu que a IA vai impactar o segmento financeiro levanta a mão? ✋
Oferecimento Invillia
Você e a torcida do flamengo todo o mercado.
Mas, se o caminho para aproveitar todo o potencial que esta tecnologia tem a oferecer ainda não está claro, a Techstraordinary Minds promete clarear.
Uma edição concentrada em IA + Finance pensada para líderes do setor que buscam sair do campo das ideias e entrar na prática. O evento foi pensado e estruturado para tirar projetos do papel.
São apenas duas horas, com insights, cases e aplicação real criada ao vivo. Só um porém, vagas são limitadas, então agilize AI:
Dia 28/08, às 08:30, 100% online e gratuito. Garanta sua por aqui!
De URL para IRL com a Enjoei.
enjoei, bazar online, marketplace, bazar físico
Se por um lado as varejistas tradicionais batalham para decifrar o código das vendas online, as que nasceram com o www no DNA fazem o caminho contrário e vão às ruas:
Esta semana, o chuchuzinho de bazar inaugurou sua terceira loja na capital paulista que, além de visar aproximar e melhorar a experiência dos clientes (já que 48% da classe D/E prefere lojas físicas), funciona como ponto de venda e ponto de coleta para àqueles querendo limpar o armário e fazer um extra.
A Enjoei, que apaga um bolo com 15 velinhas este ano, tem sofrido desde o seu IPO em 2020 e já perdeu ~90% de valor de mercado desde sua máxima histórica no início da pandemia. Mas não dá sinais de desistência. A startup fez duas aquisições (Elo7 e Cresci e Perdi) e chegou a 4 milhões de usuários que já anunciaram ~85 milhões de produtos em suas plataformas.
Ps: IRL é uma sigla xóvem para In Real Life / Na Vida Real.
🛍️ O que mais tá rolando no varejotech?
IKEA está expandindo o uso de drones com IA para gestão de estoques entre centros de distribuição
Vendas por ecommerce totalizaram 15% do varejo nos EUA, contudo, crescem com mais lentidão.
O que rolou Brasil adentro
Roblox: o maior game do mundo, no vermelho.
roblox, games, virtual world, videogame
Em um dia normal, +80 milhões de pessoas entram no mundo virtual da Roblox, onde passam ~6 bilhões de horas por mês. Com incríveis 380 milhões de usuários ativos mensais, a Roblox é o maior player na indústria gamer:
2x mais que o Steam, líder de jogos para PC.
3x maior que o PlayStation, da Sony.
5x mais pessoas que compraram um Xbox na última década.
5x mais jogadores mensais que o Minecraft e 2.25x que Fortnite
E mais usuários ativos mensais em iOS/Android que qualquer outro jogo.
Mas apesar do sucesso sem precedentes quando o assunto é growth, o clima muda quando o assunto é lucratividade.
Nos últimos doze meses, a média foi de U$138 em custos para cada U$100 em receitas e o problema está, parcialmente, fora de controle da Roblox, já que:
→ 23% fica com a AppStore
→ 26% fica com os criadores / desenvolvedores
→ 28% fica com Infraestrutura e Segurança
Ou seja, 77% da receita é comprometida antes mesmo de incluir o demais custos operacionais comuns a quaisquer empresa como despesas (13%), marketing e vendas (5%), e P&D (43%)
Apesar dos pesares, os investidores parecem acreditar no futuro da Roblox tanto quanto os jogadores e os desenvolvedores, já que as ações da empresa acumulam alta de ~65% nos últimos 12 meses.
Contra dados não há argumentos
Stats do dia
Com 350 milhões de usuários ativos mensais, a Roblox tem mais usuários que o PlayStation, Xbox e o Switch, JUNTOS!
Se as comparações com os paralelos gamers não foram o suficiente, o Roblox tem ⅔ dos usuários mensais do Spotify e metade dos usuários do Snapchat.
You Dropped,
O que achou da edição de hoje? |
Conheça outros DROPS
AiDrop : A corrida pela liderança da inteligência artificial, dicas de ferramentas e prompts, todas às quintas, às 13h. Assinar →
MoneyDrop : o dinheiro fala, a gente traduz e desenha todas as terças e quinta, às 9h. Assinar →
Anuncie nas news
Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, gestores, investidores, e líderes de negócios. A sua marca pode aparecer aqui.
Fale com nosso time →
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.
Reply