• TechDrop
  • Posts
  • ūüíß Unic√≥rnios que d√£o lucro

ūüíß Unic√≥rnios que d√£o lucro

+ A 2ª empresa privada mais valiosa

Bom dia Droppers.

Hoje eu aprendi: James Earl Jones foi oficialmente substitu√≠do como voz de Darth Vader no ano passado por uma intelig√™ncia artificial. A mudan√ßa ocorreu depois que ele disse √† Disney que ‚Äúestava pensando em encerrar esse personagem em particular‚ÄĚ. Ele consentiu com o uso futuro de sua voz com IA para ‚Äúmanter Vader vivo‚ÄĚ.

Na edição de hoje, em 5 minutos:

  • Tem unic√≥rnio com breakeven olhando IPO!

  • As push notifications s√£o Os Olhos do Governo!

  • A 2¬™ empresa privada mais valiosa do mundo

Techdrop é a newsletter de tecnologia e negócios que ainda não é um unicórnio, mas é raríssima de encontrar: inteligente, direto ao ponto e gratuita.

Unicórnios com breakeven!

loft, omie, ipo, unicórnio, breakeven

Markinho Zuckerberg já tinha dado a letra: 2023 será o ano da eficiência.
E n√£o deu outra. As empresas tech passaram os √ļltimos 18 meses tentando provar aos investidores que queimar caixa era uma escolha. E que unic√≥rnios que d√£o lucro s√£o do tipo raros, mas existem:

  • Loft: o unic√≥rnio proptech que se define como o maior ecossistema imobili√°rio da Am√©rica Latina foi uma delas. Para atingir o breakeven, precisou demitir 1200 funcion√°rios, reestruturar algumas linhas de produto (foco em b2b) e aumentar em 30% as receitas trimestrais, fechando o ano com lucro pela primeira vez na sua hist√≥ria.

  • Omie: o candidato-a-unic√≥rnio SaaS de gest√£o cont√°bil √© outra que comemora o t√£o sonhado breakeven. Para tanto, abandonou os planos de capta√ß√£o, pisou no freio das aquisi√ß√Ķes (M&As) e focou na performance de vendas digitais, que, por sinal, triplicou no ano. Com isso, a empresa fecha o ano com 70% de crescimento e ainda tem em caixa 20% dos R$580mi levantados em uma s√©rie C em 2021.

  • C6: √© outro da lista. Ap√≥s layoffs, revis√£o na pol√≠tica de concess√£o de cr√©dito e busca incessante para que os clientes usem mais seus produtos, atingiu breakeven pela 1¬™ vez em novembro/23. Al√©m disso, o pai rico, JP Morgan, aumentou a participa√ß√£o no C6 de 40 para 46%.

  • Cloudwalk: a "fintech√≥rnio" dona da maquininha InfinitePay j√° gera lucro e n√£o √© de hoje. Desde o primeiro trimestre do ano, a Cloudwalk mostrou resultado na sua estrat√©gia de diversifica√ß√£o e, al√©m de unic√≥rnio, recebeu a denomina√ß√£o de Centauro - empresas que ultrapassam a marca de US$ 100 milh√Ķes de receita anualizada.

    Com isso, o ranking de candidatas a abrirem capital (IPO) no próximo ano, que já tinha as fintechs PicPay, Creditas e Rappi, só aumenta.

O que rolou mundo afora

  • Amazon Prime: continua adicionando servi√ßos no bundle da assinatura prime. Dessa vez, entregas de supermercados (Whole Foods e Amazon Fresh) ilimitadas por $9,99/m√™s.

  • Google:¬†admitiu que o v√≠deo demo da Gemini, sua vers√£o do ChatGPT, que j√° soma +2.2mi views, √© fake!

  • Microsoft: busca se distanciar um pouco da bagun√ßa da OpenAI afirmando que n√£o √© dona de nenhuma parte da empresa.

  • PayPal: viu suas a√ß√Ķes despencarem depois da Amazon descartar o Venmo como op√ß√£o de pagamento.

As push notifications s√£o Os Olhos do Governo!

push notifications, apple, google, governo, espi√£o

img via Bleeping

O governo está te espionando através do seu smartphone. Você provavelmente já desconfiava disso mas, agora, pode ter certeza - já que a Apple revelou o como: através das push notifications.

Push Notifications você já sabe, são aquelas mensagens pop-ups que aparecem na tela do seu celular, por exemplo, quando o seu pacote do iFood saiu para entrega ou quando você passa o cartão de crédito e recebe uma confirmação do valor.

O que talvez você não saiba é que esses alertas não vêm diretamente do aplicativo. Na verdade, existe um tipo de "correio digital", administrados pelo Google e Apple, que permite que apps enviem pushs.

E o governo e ag√™ncias estrangeiras podem solicitar a esses intermedi√°rios que entreguem os registros de notifica√ß√£o como: telefone, qual ID apple ou google, qual aplicativo veio a notifica√ß√£o, qual o texto da notifica√ß√£o. E a partir da√≠ vincular "usu√°rios de apps de mensagens an√īnimas‚ÄĚ a contas espec√≠ficas.

A informa√ß√£o saiu depois que um senador americano escreveu ao departamento de defesa solicitando que a Apple e o Google contassem a verdade ao p√ļblico.

Agora, quer manter seu anonimato e privacidade? Tire todas as Push Notifications. Segue aqui um guia de como desativar as notifica√ß√Ķes no iOS e no Android.

O que rolou Brasil adentro

  • Descomplica: a edtech unic√≥rnio, realiza terceira onda de demiss√Ķes em 18 meses, elevando o n√ļmero de layoffs para 292.

  • Mercado Pago, PicPay, Stone e PagBank: as fintechs que est√£o sendo acusadas pela Febraban de cobran√ßa indevida de juros aos consumidores atrav√©s de pr√°ticas fraudulentas em cart√Ķes.

  • Clina.care: fechou uma parceria com o WeWork e, agora, os coworkings tamb√©m ser√£o consult√≥rios.

A 2ª empresa mais valiosa do mundo

spaceX, elon musk, tender offer, a√ß√Ķes

Depois de fazer com que foguetes dessem ré, torná-los reutilizáveis, criar a maior constelação de satélites da história (4,487) e de lançar um foguete 3x maior que o cristo redentor (120 metros), a SpaceX, sidehustle empresa de Elon Musk, está prestes a se tornar a 2ª empresa privada mais valiosa do mundo.

O valuation de U$175 bilh√Ķes, atr√°s apenas da dona do TikTok, ByteDance, √© consequ√™ncia de uma poss√≠vel tender offer, ou seja, a venda de insider shares - a√ß√Ķes dos fundadores e/ou funcion√°rios - para o mercado privado.

A previsão de faturamento da SpaceX para este ano é de U$9bi, vindos principalmente de:

  • Contratos privados para envio de cargas √ļteis (Facebook, Amazon, etc)

  • Contratos com ag√™ncias americanas (NASA, Dept. Defesa)

  • Contratos com governos (Reino Unido, √ćndia, Ar√°bia Saudita, Jap√£o, etc).

Brincar de foguete não é barato e, enquanto não abre capital, Musk precisa encontrar formas de abastecer os cofres da empresa - e, a carteira dos funcionários.

Contra dados n√£o h√° argumentos

Stats do dia

O √ļltimo valuation privado da ByteDance, a empresa chinesa dona do TikTok, foi de $223 bilh√Ķes.

via TechCrunch

Compartilhe o TechDrop e ganhe prêmios

Quanto mais compartilha, mais inteligentes ficam seus amigos e mais presentes você ganha.

Voc√™ est√° com 0 indica√ß√Ķes. Faltam 10 para ganhar a cAIxa de IA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Join the conversation

or to participate.