• TechDrop
  • Posts
  • 💧 O seu Uber chegou… de ônibus.

💧 O seu Uber chegou… de ônibus.

+ Streaming bundle

Salve Droppers. Hoje eu aprendi: que o ator Matt Damon recusou o convite do diretor James Cameron para participar do Avatar. O filme arrecadou a maior bilheteria de todos os tempos, com quase U$3bi em todo o mundo. Se tivesse aceito, Matt Damon teria lucrado U$250 milhões.

No Drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Se não pode vencê-los, junte-se a eles: Streaming!

  • O seu Uber chegou… de ônibus.

  • A Guerra contra a Reduflação

Techdrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notícias e análises inteligentes - sem ser chatas - direto ao ponto e direto no seu inbox.

Streaming: Se não pode vencê-los, junte-se a eles

streaming apps, tv a cabo, bundle, pacotes

Depois de devastar quase por completo a velha indústria das TV a Cabo (Sky, Net, DirectTV) e dar início a uma nova era de entretenimento sob demanda, os apps de streaming estão fechando o ciclo completo e se tornando cada vez mais parecidos com seus arqui-inimigos:

→ Comcast: anunciou um novo app, chamado StreamSaver, que dará aos assinantes acesso a Netflix, a Apple TV+ e a Peacock.
→ ESPN e FOX: juntaram forças para lançar um novo serviço de streaming, chamado Venu Sports, focado em esporte que será lançado ainda este ano.
→ Warner Bros. Discovery e Disney: anunciaram um novo app, ainda sem nome definido, que incluirá os conteúdos da Disney+, Hulu e Max.
→ Verizon: também oferece um pacote com acesso a Netflix e Warner Bros.

As similaridades não param em múltiplos fornecedores dando as mãos e empacotando ofertas conjuntas. Tem mais:

Conteúdos ao vivo: esportes, reality shows, stand-ups.

Ads: estão em todo lugar e são mais populares do que você imagina.
A Netflix reportou que tem 40mi de assinantes ativos mensais neste plano (40% dos signups).

Busca: antes era centenas de canais, agora são dezenas de aplicativos.

Custo: deixou de ser baratinho. Assistir todos os jogos da temporada da NFL, por exemplo, são necessárias 7 assinaturas de streamings diferentes, somando U$1,610.

A linha é traçada quando o assunto é notícia! Primeiro porque as reportagens não são tão populares quanto entretenimento. Segundo, e talvez mais importante, porque notícias se tornaram polarizadoras nos últimos anos - e ninguém quer escolher um lado, perdendo os assinantes do outro.

O que rolou mundo afora

  • Stripe: lançou um jogo online para promover e explicar seu novo modelo de precificação baseado em uso. O Usage-based-Spaghetti.

  • Facebook & Nike: o ex-diretor de diversidade foi condenado há 5 anos de prisão pelo roubo +U$5mi dos seus ex-empregadores.

  • Microsoft: os investimentos de IA estão explodindo o uso de energia e água da gigante, aumentando as emissões em 29%. #ESG

  • GTA: marcou a data de lançamento do novo GTA para 2025, depois de anunciar um preju de $2,9bi no primeiro trimestre deste ano.

  • X/Twitter: está fazendo mudanças no seu algoritimo e priorizará as lives e conteúdos de vídeo.

O seu Uber chegou… de ônibus.

uber, onibus, shuttle, uberx, uber share

Não satisfeita em transportar passageiros de carro, transportar alimentos de moto e transportar faria limers de patinete, a Uber está expandindo seus horizontes e vai transportar múltiplos passageiros de busão:

  • O Uber Shuttle, estará disponível em breve em cidades selecionadas, permitindo que os clientes usem o app para reservar um assento em um ônibus quando viajam de/para um aeroporto ou show, por uma fração do que pagariam para ir de carro, sem flutuação de preço e com agendamento com até 7 dias de antecedência.

Essa não é a primeira aventura do app com veículos de alta capacidade. Em 2015 também lançaram o Party Bus, que fazia transporte para festas de casamento, eventos corporativos e outros - mas foi rapidamente descontinuado.

A novidade foi apresentada no evento de ontem e não foi a única:

→ Uber One: a nova assinatura mensal para estudantes.
→ Uber Eats: agora terá listas de restaurantes compartilháveis.
→ Uber Cuidadores: contas de mobilidade para parentes idosos e cuidadores.
→ UberX Share: opção de dividir a carona por 75% do preço.

A ideia não veio do nada. O app já obteve sucesso na Índia e no Egito, onde os clientes estão fazendo 2x mais viagens de ônibus que UberX. Enquanto isso, sua opção de carpool, UberX Share, rende mais de U$1bi em reservas anuais.

Fundadora da Rede Mulher Empreendedora no Stormia Talks

Apresentado por Stormia Talks

Clique na imagem para Spotify, ou em todas as plataformas de áudio aqui.

O que rolou Brasil adentro

  • ASIS, a startup pioneira em tech tributária na América Latina, é adquirida pelo ERP Sankhya por valor não revelado.

  • ABSeed, o VC de startups SaaS e B2B em estágio inicial, lançou seu terceiro fundo, o Seed 3, no valor total de R$ 150 milhões.

  • PX, a legaltech comprando processos judiciais, finaliza a aquisição parcial de duas outras startups: CredValue e a Quantum.

  • Jornada Mima, a foodtech de comida saudável para bebês, capta R$750k em rodada de crowdfunding na EqSeed.

  • TEx, a desenvolvedora de soluções para seguros é adquirida pela Serasa Experian por valor não revelado.

A Guerra contra a Reduflação

reduflação, inflação, aumento de preço, dimin

Se você foi ao supermercado recentemente e notou que, mesmo comprando os produtos de sempre, sua conta tem ficado mais cara ou tem levado menos pra casa, você foi mais uma vitima da Reduflação (shrinkflation):

“O processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta”.

A prática tem se tornado tão comum e a insatisfação do consumidor tão grande que chegou a hora dos governos ao redor do mundo intervirem:

  • No Brasil: transita um projeto no Senado que visa obrigar empresas a informar no rótulo/embalagem sempre que houver +10% de variação, pelo período de dois anos.

  • Na França: a solução foi outra. Os próprios varejistas precisam notificar os consumidores sobre as variações com placas expostas — diretamente nas prateleiras.

  • Nos EUA: o presidente Biden envergonhou as empresas alimentares por aumentarem os preços, mesmo com a inflação desacelerando.

Existe até um subreddit dedicado somente a imagens de produtos encolhendo e preços aumentado, o /r/shrinkflation/. Quais produtos que mais reduflacionaram no Brasil? Você vê no Stats do dia, ao final da news..

-

Contra dados não há argumentos

Stats do dia

Por aqui, em terras tupiniquins, e segundo a Consultoria Horus, os produtos que mais encolheram em tamanho e expandiram em preço são:

→ Sabão em pó: peso caiu 9,3%, enquanto o preço teve um salto de 23,3%.
→ Sucos prontos: tamanho 10,6% menor e o preço 20,8% maior.
→ Chocolates: as barras ficaram 14,3% menor; os valores 5,9% maior.

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:

  • AiDrop: A corrida pela liderança da inteligência artificial, dicas de ferramentas e prompts, todas às quintas, às 13h.

  • MoneyDrop: sua dieta semanal do mercado financeiro para quem não tem CNPI e nem fala economês, mas também não quer ficar de fora.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Join the conversation

or to participate.