• TechDrop
  • Posts
  • 💧 O (wannabe) Vale do Silício Tropical

💧 O (wannabe) Vale do Silício Tropical

+ Dancinha na bike

Bom dia Droppers.

Hoje eu aprendi: sobre a Síndrome do Sono Curto: uma mutação genética descoberta pela Universidade de Pittsburgh em 2014. Eles podem funcionar normalmente com menos de 6 horas de sono e nunca precisam "se recuperar" da falta de sono, ao contrário das pessoas que limitam o sono propositalmente. A mutação foi dada a ratos e funcionou.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • O (wannabe) Vale do Silício Tropical: RJ

  • Dancinha na Bike? TikTok e Peloton Ritmo Fit!

  • Você precisa ser inteligente para ser rico?

  • 🎤 Drop the Mic com Cofundador da Invenis

Techdrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notícias e análises inteligentes - sem ser chatas - direto ao ponto e direto no seu inbox.

O (wannabe) Vale do Silício Tropical: RJ

rio de janeiro, polo tecnologico, vale do silicio

Você, brasileiro, pode até conhecer o Rio de Janeiro pelo Cristo Redentor e suas belezas naturais, como o berço do samba ou da milícia, como a cidade maravilhosa ou do crime. Mas, se esse rebranding carioca der certo, ela será mesmo é conhecida como o Vale do Silício Tropical…

Depois da 2ª maior cidade do país perder o posto político (que mudou para Brasília) e o posto econômico (que mudou para SP), o prefeito Eduardo Paes quer a cidade no “centro financeiro do amanhã”, atraindo trabalhadores remotos e usando e abusando das palavras-chaves do momento: cryptocurrency, mercado de carbono, e-games, tecnologia, etc.

A estratégia segue as mesmas aplicadas pelos últimos hubs como Miami-EUA e Lisboa-PT:

  • Flexibilizar vistos temporários: cerca de 8k residentes atuais.

  • Renovações distrital: transformar o centro no Porto MaraValley.

  • Redução de impostos: oferecer incentivos fiscais para empresas.

  • Infraestrutura: um hub e um espaço para startups no Impa.

  • Programas Especiais: leis para incentivar pagamentos cripto.

Ainda é cedo para dizer se os planos de Paes vão dar certo - que já enfrentam críticas dos localriocas. Mas, depois de 2 conferências globais da Ethereum, 1 Web Summit (além da Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016), o movimento começa a ganhar tração..

PS: o Rio não é único aspirante a Vale do Silício brasileiro, e os nomes são um melhor que o outro: tem o San Pedro Valley (em BH), Carnaúba Valley (no Piauí), Rapadura Valley (em Fortaleza), Bruto Valley (em Barretos), Cajuína Valley (em Teresina), Sururu Valley (em Maceió), Zebu Valley (em Uberaba), Sandwich Valley (em Bauru), Açaí Valley (no Pará), Tambaqui Valley (em Rondônia).

O que rolou mundo afora

  • Xerox: anunciou que cortará 15% da sua força de trabalho, ou cerca de 3.000 empregos.

  • Zuckerberg: vendeu quase meio bilhão de dólares em ações da META nos últimos 2 meses.

  • X/Twitter: já perdeu 72% de valor de mercado desde a aquisição de Musk (de U$44 para U$13bi), segundo a Fidelity.

  • Airtable: a ferramenta low-code, está adquirindo a concorrente focada em público dev, Airplane - que, por sua vez, está encerrando a plataforma (novos signups e clientes existentes).

  • Perplexity Ai: a startup que quer ser o google da era da inteligência artificial (buscador com IA), capta rodada série B de U$74mi.

  • Google: acaba de desabilitar os Cookies (traqueamento) para 30mi usuários (1% dos usuários do Chrome).

Dancinha na Bike? TikTok e Peloton Ritmo Fit!

tiktok, peloton, fitness, social app, healthtech

Pode deletar o app fitness do seu celular. Esqueça Runtastic, Strava, Nike Running Club. Se depender dessa nova parceria com a Peloton, o seu projeto verão sarado de 2025 vai vir diretamente do… TikTok.

Peloton, caso você não há conheça, é aquela startup das bicicletas ergométricas 2.0, com telas embutidas, programas de treino personalizados e assinatura mensais, que bombou durante o lockdown (chegou a um marketcap de $44bi) mas, está apanhando desde que a pandemia acabou (com marketcap atual de $2.2bi).

TikTok, caso você não o conheça, pode dar unsubscribe no Drop. O local favorito dos GenZ e conhecido por app das dancinhas pelos millenials, já cruzou o 1 bilhão de usuários ativos globais, gerando uma infinidade de dados e tendências. Uma delas? Well… fitness!

Com a parceria, o Peloton levará suas aulas fitness ao social app, bem como outros tipos de vídeos e séries originais ministradas por famosos e influencers através do #TikTokFitness, atingindo um público-alvo ainda não alcançado pela healthtech, a GenZ. As ações da startup saltaram ~15% com o anúncio.

O que rolou Brasil adentro

  • Sensify, a startup deixando refrigeradores inteligentes com IoT e Big Data, é a mais nova investida da Kamay Ventures (Coca-Cola).

  • Agrotoken, startup especializada na tokenização de commodities agrícolas, capta série A de U$12.5mi com a Bunge Ventures.

Você precisa ser inteligente para ser rico?

qi, inteligencia, riqueza, estudo

Se você não nasceu entre os mais inteligentes da turma e não possui um QI astronômico, não se preocupe. Um novo estudo mostrou que você não precisa ser inteligente para ser rico. basta ser herdeiro

O estudo, realizado entre CEOs de grandes empresas suecas, descobriu que, em média, eles estavam classificados no 83º percentil do QI medido. Para CEOs de pequenas empresas, a classificação era o 66º percentil. Também concluiu que:

  • Em primeiro lugar, a correlação entre inteligência e rendimentos financeiros enfraquece significativamente e se estabiliza quando o salário chega a €600k/ano.

  • Em segundo, as pessoas no 1% com maiores rendimentos tinham QI mais baixos do que as pessoas com rendimentos imediatamente abaixo delas.

E se a inteligência (medida por QI) não é o maior fator de influência, o que pode, realmente, fazer a diferença? Trabalho duro, carisma, habilidades pessoais e…. sorte....

P.s.: estudos da Drop Research comprovam que ler essa newsletter também te deixa mais inteligente, mais rico(a) (calma! tudo tem seu tempo), e mais generoso(a). Comece pelo último e deixe seus amigos mais inteligentes também. O Drop agradece 🤙

🎤 Drop the Mic com Confundador da Invenis

Apresentado por MOTIM

Ás sextas o Drop The Mic pergunta a droppers o que o seus Linkedin não contam. Hábitos, fracassos, leituras.. tudo para você se inspirar a chegar lá!

Interiorano de Ribeirão Preto, viveu o "sonho" de chegar até à capital para trabalhar, e fundou Invenis e AB2L. Mas o campo não saiu dele e, hoje, além de empreendedor, Matheus Bombig, ou simplesmente Theus, também é administrador de uma fazenda e passa muito tempo no campo (literalmente).

Seus alter-egos não param por aí. Viciado em esporte, já praticou de futebol a alpinismo, e hoje seu vício são esportes com prancha - surf, skate, kite, wake.. A paixão é tanta que ele misturou isso com moda, comunidade, web3 e fundou a Surf Junkie club. Theus, the Mic is yours:

🎤 Qual é o livro (ou livros) que você mais recomendou e por quê?

Factfulness - Hans Rosling: uma visão mais lógica de temas polêmicos, como fome no mundo, vacinação e evasão escolar.

Delivering Happiness - Tony Hsieh: Como tratar os clientes da forma como gostaríamos de ser tratados! Toda pessoa que entra no time da Invenis ganha esse livro de presente.

The Bitcoin Standard - Saifedean Ammous: Este livro não é sobre Bitcoin. É um estudo sobre a natureza do dinheiro, o funcionamento do sistema monetário contemporâneo e a compreensão por que o Bitcoin surge como uma alternativa promissora.

🎤 Que frase você sempre repete para as pessoas como um mantra?

“Tudo o que é extraordinário e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar com liberdade.” — Albert Einstein

“Se você não é feliz enquanto persegue um objetivo, não será feliz quando atingí-lo.”

🎤 Como um fracasso, ou aparente fracasso, te preparou para um sucesso posterior?

Fracassos são vários. Mas o fato de eu não ter tido a capacidade de gerir e liderar uma equipe foi o fator que me incentivou a adotar o modelo de gestão descentralizada / não-hierárquica que utilizamos hoje na Invenis.

Contra dados não há argumentos

via DadosMundiais

Stats do dia

O ranking de países com maior QI é liderado por por Cingapura, Japão, Hong Kong e Taiwan, todos com 106 pontos - o Brasil se encontra na 62º posição. O último lugar, com apenas 51 pontos, é ocupado pela Nepal.

via DadosMundiais

Recomende para amigos & Ganhe prêmios

Conhece alguém que iria amar a news do Drop? Convida pra assinar então pô, a gente ainda te recompensa por deixar seus amigos mais inteligentes..

Você está com 0 indicações. Faltam 0 para ganhar a

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Reply

or to participate.