• TechDrop
  • Posts
  • 💧 Vendendo Sol Durante a Noite!

💧 Vendendo Sol Durante a Noite!

IPO do Telegram

Bom dia Droppers,

Hoje eu aprendi: que, durante a 2ª Guerra Mundial, qualquer prisioneiro de guerra aliado em um campo alemão, podia escrever para a Rolex e solicitar um relógio de pulso sem pagamento imediato. A Rolex lhes enviaria um relógio e guardaria a conta para depois da guerra.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Vendendo Luz Solar Depois de Anoitecer

  • A Viagem Desastrosa da Boeing

  • O Outro Gram, o Telegram está qse no 1bi!

Techdrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notícias e análises inteligentes - sem ser chatas - direto ao ponto e direto no seu inbox.

Vendendo Luz Solar Depois de Anoitecer

reflect orbital, satélites, energia solar.

Esse título não é mais uma entrevista de emprego no estilo “vendendo areia no deserto”. Na verdade, é literalmente a missão da startup Reflect Orbital.

Conte-me mais… As células solares são os melhores geradores de eletricidade por vários parâmetros: mais barato, sem peças móveis, construído na indústria de semicondutores e alimentado por uma fonte de energia gratuita e quase infinita.

Então por que o mundo ainda não é abastecido pelo sol? O principal impedimento é que o sol só aparece durante poucas horas do dia. Mas, se depender da Reflect isso vai mudar.

Mas como fazer o Sol brilhar para todos 24/7? Se você acha que já pensou grande, pense de novo. O plano da startup é criar uma constelação de satélites que refletem a infinitamente disponível luz solar, com precisão, para alvos específicos - no caso, painéis solares.

A startup fundada por dois gênios Ben Nowack (que construiu um reator nuclear durante o ensino médio e trabalhou na SpaceX quando ainda calouro) e por Tristan Semmelhack (que foi CTO do andróide de entrega da Zipline aos 19 anos), acaba de realizar o teste piloto: decolar um balão para refletir a luz solar em um painel instalado em terra - e, adivinhem? Foi um sucesso! O próximo passo consiste em fazer o mesmo com foguetes e satélites.

E como disse Deus em Gênesis 1:3-25 Ben & Tristan: Haja luz: e houve luz!

A queda no preço por Watt de paineis solares desde 1976 foi de quantos %

Resposta no final da news...

Login or Subscribe to participate in polls.

O que rolou mundo afora

  • TikTok: o projeto de lei que pode banir (ou forçar a venda) do app, é aprovado pela Câmara e segue para o Senado.

  • Oracle: é cool again. As ações subiram 13% no dia, depois de anunciarem um crescimento de 25% em cloud e uma potencial parceria com a Nvidia. Larry Ellison ficou U$15bi mais rico no dia.

  • SpaceX: lançou o seu foguete gigante megablaster de 5k toneladas, Starship, pela terceira vez e atingiu velocidade orbital!

  • Apple: comprou a startup de IA canadense Darwin Ai em “segredo".

  • PornHub: baniu o estado do Texas depois da aprovação de novos regulamentos exigindo autenticação da idade dos usuários.

Você sabia que..?

Isso acontece menos por preconceito e mais pela dificuldade de identificar e entregar uma experiência inclusiva - seja ela inclusão etária, de gênero, de idiomas, de demografias, de localização, inclusão até de precificação em moedas diferentes. E pasmem: quanto mais inclusão, maior sua conversão!

Mas se você já começou a sentir os sintomas e não sabe por onde começar, o Drop te indica: Procure um médico. E o médico das experiências digitais é o Dr. Monsido.

A ferramenta realiza check-ups automáticos dos maiores sites do mundo para identificar, além dos problemas de acessibilidade, erros de conteúdo, questões de SEO e desafios de performance - te ajudando a aumentar a qualidade geral dos sites.

Quer descobrir como e o que pode ser melhorado (e mais acessível) no seu site? Faça um checkup gratuito no Monsido, powered by Acquia!

A Viagem Desastrosa da Boeing

boeing, avião, 747, 777, airbus

Há algumas semanas falamos sobre os frequentes desastres da Boeing (Onde nem ações nem aviões decolam), desde então, eles só aumentaram. É um shitshow nas alturas! Motivos, bem, listamos sete deles somente nos últimos dias:

Como se os incidentes aéreos não fossem o bastante, também rolou drama nível Netflix em terra:

  • A empresa falhou em 33 dos 89 aspectos verificados durante uma revisão no processo de produção da FAA.

  • O ex-funcionário da Boeing que denunciou irregularidades na empresa foi encontrado morto dias antes do seu depoimento.

  • A United Airlines pediu à fabricante de aviões que pare de fazer um pedido massivo de jatos 737 Max 10 – e, em vez disso, está trocando alguns dos 277 aviões por aeronaves Airbus SE A321.

  • A FAA encontrou funcionários do fornecedor da Boeing usando sabonete líquido Dawn como lubrificante para a vedação da porta do 737 Max.

Depois das ações caírem 29% este ano, o valuation da Boeing está atrás da Airbus pela maior diferença já registrada. Com $112bi, a fabricante americana é $24bi menor que sua concorrente européia.

O que rolou Brasil adentro

  • Turn2C, a fintech dos consórcios inteligentes, capta rodada de R$25mi com a Headline.

  • NUU, a foodtech dos pão de queijos saudáveis e sustentáveis, capta rodada de R$20mi liderada pela EcoEnterprises.

O Outro Gram, o Telegram está qse no 1bi!

telegram, app, chat, whatsapp, ipo, pavel durov

O Telegram está para o WhatsApp como a Pepsi está para a Coca-Cola. Todas as vezes que um sai do ar, o outro vê um pico de downloads e uso. Agora, o chatting app que vem sempre em segundo lugar, se prepara para o seu dia de princeso: dar lucro e abrir IPO!

Seu founder, Pavel Durov (linkamos com o Instagram ao invés do LinkedIn por que o abdômen dele nos obrigou) vive em exilado em Dubai depois que as autoridades russas bateram em sua porta solicitando que ele liberasse informações sobre os ucranianos, só veste preto e faz 200 flexões toda manhã ao acordar. Parece que a fórmula tem dado certo:

  • O App chegou há 900 milhões de usuários ativos mensais;

  • Nunca captou 1 centavo de venture capital

  • Levantou ~U$2bi em financiamento de dívida

  • 100% do capital pertence ao seu fundador

  • Tem apenas 50 funcionários, sendo 30 deles engenheiros

O app ganha grana de três formas: assinatura (que desbloqueia acesso a funcionalidades específicas), anúncios e, através da sua própria blockchain $TON (que valorizou 60% em dois dias com as últimas novidades).

Apesar dos números não terem sido revelados publicamente, Durov afirma que investidores privados já avaliaram o app em +$30bi - mas ele recusou as ofertas para buscar uma oferta pública de ações nos EUA.

Ps1: WhatsApp, a Coca-Cola do Telegram, tem 1.8bi usuários ativos mensais
Ps2: Signal, a Sprite do Telegram, tem 30mi usuários.

🎤 Drop The Mic com Palme

Apresentado por MOTIM

Quem Dropa o Mic na edição de hoje é o Palme.. ele que saiu de um livro infantil desenhado pela sua mãe, chamado o Menininho Verde. Por coincidência - ela descobriu a gravidez no dia do lançamento. Foi predestinado a trabalhar com livros e hoje é o CMCO do Skeelo, maior app de leitura do Brasil. Segundo ele, nasceu livro, virou ponte, e agora Dropper The Mic!

Palme, the mic is yours, drop it:

🎤 Qual tendência para o mercado/marketing você está mais otimista e por quê?

A quantidade de ferramentas que temos hoje pra trabalhar, aliada ao talento das pessoas é algo que a gente nunca teve em tanta quantidade e quase sem custo algum. Porém não é só a ferramenta. É o que você faz com ela. Se ferramenta fosse suficiente, qualquer um seria um chef de cozinha com uma panela top. Se informação fosse suficiente, médico não fumava.

O que diferencia então? Pessoas e as habilidades inteiramente humanas. Essa é uma discussão gigante no mercado de livro..

🎤 O que te faz revirar o olho ultimamente?

Tenho que admitir: tô cansado do que as "social medias" se tornaram. Resolvi até fazer detox, quero distância de guru de instagram. O social hoje é uma visão tão parcial da realidade.

Tem o lado bom do que a internet possibilitou em termos de criação. Algo impensável antes. Agora, se tem uma coisa que me faz revirar o olho é o que o "marketing digital" se tornou . Essa ideia de que é fácil, que é o atalho pra ganhar milhões, que é tudo meritocracia.. Não me entra. Acho até injusto!

🎤 Bate bola, Drop rápido

  • uma campanha que você admira: o atemporal “Think different” de 1997 da Apple.

  • um livro: pra não ser óbvio e falar de um livro de Business, um que li recentemente do JJ Bola, chamado “Seja Homem - a masculinidade desmascarada”

  • um booktoker para seguir: Veja a entrevista completa →

Contra dados não há argumentos

Stats do dia

O preço por Watt dos módulos solares fotovoltaicos diminuiu 99,6% desde 1976.

via Our World in Data

Compartilhe o TechDrop e ganhe prêmios

Quanto mais compartilha, mais inteligentes ficam seus amigos e mais presentes você ganha.

Você está com 0 indicações. Faltam 10 para ganhar a cAIxa de IA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:

  • TechDrop: notícias inteligentes - sem ser chatas - de tecnologia e negócios, todas as segundas, quartas e sextas, direto no seu inbox.

  • AiDrop: A corrida pela liderança da inteligência artificial, dicas de ferramentas e prompts, todas às quintas, às 13h.

  • MoneyDrop: drops do mercado financeiro para quem não tem CNPI e nem fala economês, mas também não quer ficar de fora.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Join the conversation

or to participate.