• TechDrop
  • Posts
  • 💧 Caça-Fantasmas do Facebook

💧 Caça-Fantasmas do Facebook

+ as startups pagando dividendos.

Bom dia Droppers,

Hoje eu aprendi: o motivo pelo qual seus pais ainda não entendem o que você faz profissionalmente. Cerca de 6 em cada 10 empregos que as pessoas exercem hoje não existiam em 1940, segundo essa análise de 1940 a 2018, liderada por um economista do MIT.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Projeto Caça-Fantasmas do Facebook

  • O que rolou Mundo afora: Endeavor, Truth Social, Google, Microsoft, Fórmula 1, Amazon, Yahoo

  • As startups pagando dividendos!

  • O que rolou Brasil adentro: Agrogalaxy, Ada, Inner Ai, Awari, XP & NBA.

Techdrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notícias e análises inteligentes - sem ser chatas - direto ao ponto e direto no seu inbox.

Projeto Caça-Fantasmas do Facebook

facebook, snapchat, ghostbusters, meta, spy

Há anos que navegar no Facebook dá aquela sensação de sair pelado do banho com a janela aberta. O que talvez você não imaginava era que Zuck não estava espiando a olho nú. Documentos revelados, parte de uma ação coletiva contra a Meta, expõem detalhes do Projeto Caça-Fantasma (Project Ghostbusters):

O que foi revelado? Que coletar e analisar dados dos usuários dentro da família de apps da Meta não foi suficiente. Eles precisavam ir além, e além foram: dados de uso do Snapchat, da Amazon, do Youtube e até da Netflix passaram pelos binóculos de Zuck!

Mas os dados destes apps não são criptografados? Sim. Mas Mark não se contenta com pouco e, em 2016, enviou um email demandando que o time encontrasse uma forma de contornar o empecilho, e assim nascia o Projeto Caça-Fantasma:

  1. Man-in-the-middle: é um ataque em que hackers interceptam o tráfego que flui de um dispositivo para outro através de uma rede. Quando o tráfego de rede não é criptografado, esse tipo de ataque permite que os hackers leiam os dados internos, como nomes de usuário, senhas e outras atividades no aplicativo - porém, os dados eram criptografados. É aqui que entra a parte dois do plano…

  2. Onavo: é uma plataforma de VPN, adquiria pelo Facebook em 2013 por ~$200mi. Quando ativada, ela tinha a vantagem de ler todo o tráfego de rede do dispositivo antes de ser criptografado e enviado pela internet. Dando ao Facebook acesso a dados criptografado de apps concorrentes.

Mas o interesse nos dados alheios de Zuck Holmes não pararam por aí. Você se lembra do Facebook Watch? Um potencial clone do Netflix que teve vida curta, e não foi por acaso.

Os documentos mostram que o Facebook deu à Netflix acesso à todas as suas mensagens privadas no Messenger em troca de todo o seu histórico de exibição, enquanto a Netflix pagou a eles mais de U$100mi por anúncios - tudo isso enquanto o CEO Reed Hastings sentava no conselho da rede social.

Se prepare para nova temporada de Zuck de terninho no congresso!

O que rolou mundo afora

  • Endeavor: está sendo comprada pelo fundo de Private Equity Silver Lake por $13 bilhões.

  • Truth Social: o novo meme-stock, revelou que teve $58mi de prejuízo com $4.1mi de faturamento e as ações afundaram ~21% na segunda.

  • Google: concordou em apagar o histórico de navegação de milhões de usuários coletados na aba anônima como parte de um acordo.

  • Microsoft: vai parar de empacotar o Office ao Teams, após escrutínio do orgão regulador da União Europeia e reclamações do rival Slack.

  • Formula 1: na verdade, sua empresa mãe Liberty Media Corp., está comprando o Campeonato Mundial de MotoGP por $3.8bi.

  • Amazon: não quer ficar pra trás na corrida dos data centers de IA. Para tanto, planeja investir $150bi nos próximos 15 anos.

  • Yahoo: adquire o app de notícias criado pelos ex-fundadores do Instagram, Artifact, por valor não divulgado.

Update or Die

Em parceria com Octadesk

No início dos anos 2000, ter um website era diferencial.
Por volta de 2005, ter um website e produzir conteúdo no blog era diferencial. Em 2010, ter um website, blog e rede sociais era diferencial.
Já em 2015, website + blog + rede social + um site responsivo era diferencial.
Em 2020, website + blog + social + responsivo + uma estratégia de ads era diferencial.

Agora, com a Inteligência Artificial criando sites, conteúdos, imagens, vídeos, artes, campanhas, respondendo chats, escrevendo emails, produzindo códigos, automatizando tarefas, otimizando performance… qual será o seu diferencial?

Para responder essa e outras perguntas, que tal olhar para fora de casa e entender o que os consumidores querem, gostam e esperam das marcas?

Essa é uma das respostas que o relatório CX Trends da Octadesk entregou depois de entrevistar +2k consumidores. Baixe aqui →

O que rolou Brasil adentro

  • Agrogalaxy, o marketplace de varejo de insumos e serviços agrícolas, capta R$500mi em FDIC estruturado pela TerraMagna.

  • Ada, a edtech voltada para empregabilidade, capta rodada série A de valor não divulgado com a Wayra Brasil.

  • Inner Ai, a plataforma de IA para criativos organizarem melhor os pensamentos, capta pré-seed de R$12mi com a Canary.

  • Awari, a plataforma de desenvolvimento de carreira para profissionais tech, é adquirida pela escola de idiomas Fluency Academy.

  • XP, que fechou uma parceria com a NFL no mês passado, agora é a mais nova patrocinadora da NBA Brasil.

As startups pagando dividendos!

dividendos, startups, gumroad, donotpay

O consenso no mercado sempre foi que dividendos é coisa de empresa bem estabelecida e de capital aberto. Lugar de startup é em venture capital, focando em crescimento a qualquer custo, mesmo que esse custo seja maior que o lucro. Mas… e se as startups pagassem dividendos?

Em um mundo onde a lucratividade é celebrada, startups podem focar no breakeven e na geração de caixa, abrindo caminhos de liquidez alternativos que vão além do tradicional exit/ipo. Um deles é: se manter como uma empresa privada e pagar dividendos.

  • A moda começou com a startup Gumroad, um marketplace onde criadores podem vender diretamente para suas audiências, que pagou $1mi em dividendos para seus 7,378 investidores globais em Junho de 2023.

  • Inspirado pelo seu antecessor - e pela contradição de seu nome - a DoNotPay, a startup aplicando IA no setor jurídico, anunciou ontem seu primeiro pagamento de dividendos para investidores e (seus 7) funcionários.

O nobre gesto de dividir o lucro tem uma premissa básica: dar lucro. Ao contrário da recompra de ações, onde os funcionários/investidores precisam abrir mão de um potencial ganho futuro em troca de liquidez imediata, os dividendos são uma forma de compensação que não exige nada em troca - além da propriedade das ações!

Contra dados não há argumentos

Apresentado por HPE

O Top 1 e o Top 2 problemas para sua operação em cloud você já deve saber (ou sentir!): gestão dos gastos e segurança de dados. O que talvez você não saiba é a força transformadora da Cloud Híbrida da HPE.

Apoiada pela potência dos processadores Intel®️ Xeon®️ de 5ª Geração, ter uma cloud privada te dá segurança e a flexibilidade para seu custo crescer com você. Experimente o poder da inovação que redefine as possibilidades da nuvem e impulsiona o sucesso das organizações na era digital. Conheça a cloud da HPE →

Stats do dia

Além das startups privadas, algumas big-techs de capital aberto que também pagam dividendos são: Microsoft ($0,75 por ação), Nvidia ($0,16 por ação), Meta ($0,5 por ação), Apple ($0.24 por ação), Oracle ($0,40 por ação), IBM ($1.66 por ação).

Compartilhe o TechDrop e ganhe prêmios

Quanto mais compartilha, mais inteligentes ficam seus amigos e mais presentes você ganha.

Você está com 0 indicações. Faltam 10 para ganhar a cAIxa de IA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:

  • TechDrop: notícias inteligentes - sem ser chatas - de tecnologia e negócios, todas as segundas, quartas e sextas, direto no seu inbox.

  • AiDrop: A corrida pela liderança da inteligência artificial, dicas de ferramentas e prompts, todas às quintas, às 13h.

  • MoneyDrop: sua dieta semanal do mercado financeiro para quem não tem CNPI e nem fala economês, mas também não quer ficar de fora.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Join the conversation

or to participate.