• TechDrop
  • Posts
  • 💧 OpenAi quebrou a internet, de novo.

💧 OpenAi quebrou a internet, de novo.

+ Bancos Digitais em modo superlotação

Bom dia Droppers.

Hoje eu aprendi: que 7 em cada 10 pequenos negócios online no Brasil são compostos por um time de... 1 pessoa! Além disso, cerca de 76% desses negócios online não possuem loja física.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Bancos Digitais: modo segurança superlotação

  • O que rolou mundo afora: Foundry Group, Sam Altman, Google, Evernote

  • OpenAi quebrou a internet, de novo.

  • Space Food: comendo no espaço

  • O que rolou Brasil adentro: Stone, Avita & Itaú, Demissões

Techdrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notícias e análises inteligentes - sem ser chatas - direto ao ponto e direto no seu inbox.

Bancos Digitais: modo segurança superlotação

nubank, picpay, mercado pago, inter, c6, neobanks

O número de clientes de bancos digitais no Brasil pode ter saturado. Afinal, os brazucas já baixaram apps dos neobanks +1 bilhão de vezes e o número de usuários ativos chegou a 180 milhões - ou seja, 80% de toda população Brasileira.

  • O primeiro neobank da fila é o Nubank, que teve como estratégia inicial “bancarizar os desbancarizados” com cartões de crédito sem taxas nem burocracias. E conseguiu: com 58 milhões de usuários ativos, o roxinho tem 1/3 da indústria na base de clientes.

  • Em segundo vem o PicPay, que começou com a proposta de ser uma carteira digital mas foi ‘atrapalhado’ pelo PIX e decidiu se tornar um app de tudo. E meio que conseguiu, hoje tem 24 milhões de usuários ativos.

  • Em terceiro vem o Mercado Pago, que se aproveitando da base de lojistas do Mercado Livre, ofereceu uma forma online e uma via maquininha, para receber pagamentos. O banco hoje conta com 19,2 milhões de usuários ativos.

  • Em quarto lugar temos o inter, que diferente das demais, começou em 1994 para facilitar créditos para operações da MRV Engenharia. Em 2014, porém, a estratégia foi atualizada com o lançamento de uma conta-corrente gratuita acessível online. O banco hoje conta com 18 milhões de usuários ativos.

  • E não menos importante, em quinto lugar, o C6, que surgiu em 2019 com foco em conta-correntes para PFs, PJs e MEIs - além de ofertar uma versão do Sem Parar gratuitamente para quem criasse contas. O banco hoje tem 13,2 milhões de usuários ativos.

O que vem a seguir? Para Marco Pierry, que assinou a pesquisa encomendada pelo Bank of America e realizada pela Sensor Tower, a estratégia agora deve ser outra: ‘principalidade’ - em outras palavras, se tornar o principal banco de seus clientes. Ao invés de growth de mais clientes, focar em growth dos clientes existentes, oferecendo mais produtos e serviços para quem já entrou pela porta.

O que rolou mundo afora

  • Foundry Group: a venture capital de 18 anos e $3.5bi em ativos sob gestão, está fechando as portas e não levantará mais fundos.

  • Sam Altman: conseguiu um apoiador de peso para o projeto de $7 tri, os Emirados Árabes Unidos, que vão se tornar o campo de testes de IA.

  • Google: está construindo um novo Google Maps. Dessa vez, o mapa irá de vazamentos de metano para o mundo inteiro ver.

  • Evernote e Meetup: não morreram. Ao contrário, a startup dona de ambos apps levantou uma rodada de U$155mi à um valuation de $2,5bi

  • Jeff Bezos: continua vendendo suas ações da Amazon. Somente neste mês, U$6bi foram liquidados.

OpenAi quebrou a internet, de novo.

openai, sore, texto-para-video, inteligencia artificial

criado com Sora

Semana passada Sam Altman disse que IA possibilitaria startups de U$1bi sendo geridas por 1 pessoa muito em breve. Mas, depois do lançamento de ontem, é possível que essa startup de 1 pessoa seja um estúdio de filmes. Conheçam a Sora, o novo modelo de texto-para-vídeo da OpenAi.

Sora pode criar vídeos de até 60 segundos com cenas altamente detalhadas, movimentos de câmera complexos e vários personagens com emoções vibrantes a partir de um texto descritivo (prompt).

Seria impossível descrever a qualidade do resultado final em palavras. Logo, fizemos um compilado dos primeiros prompts e resultados:

  1. Prompt: Uma ninhada de filhotes de golden retriever brincando na neve. Suas cabeças saltam da neve, cobertas. Resultado!

  2. Prompt: Uma corrida de bicicleta no oceano com diferentes animais como atletas andando de bicicleta com visão de câmera drone. Resultado!

  3. Prompt: Dica: uma sessão instrutiva de culinária para nhoque caseiro, apresentada por uma avó influenciadora de mídia social, ambientada em uma cozinha rústica toscana com iluminação cinematográfica. Resultado!

  4. Prompt: Dois golden retrievers fazendo podcast no topo de uma montanha. Resultado!

  5. Prompt: Uma corrida futurista de drones ao pôr do sol no planeta Marte. Resultado!

  6. Prompt: Um meio pato meio dragão voa através de um lindo pôr do sol com um hamster vestido com equipamento de aventura nas costas. Resultado!

  7. Prompt: Em um salão histórico ornamentado, um enorme maremoto atinge o pico e começa a quebrar. Dois surfistas, aproveitando o momento, navegam habilmente pela face da onda. Resultado!

  8. Prompt: A câmera encara diretamente edifícios coloridos em Burano, Itália. Um adorável dálmata olha através de uma janela de um prédio no térreo. Muitas pessoas caminham e andam de bicicleta pelas ruas do canal em frente aos edifícios. Resultado!

Claro que, como o anúncio foi feito no X/Twitter, Musk não poderia ficar de fora da festa e dar sua cutucada.

AiDrop: nosso resumo semanal da década de avanços da IA que rolaram durante a última semana. Ferramentas, fundings, lançamentos.

Quantas contas/cartões em Bancos Digitais você possui?

Resultados na próxima edição
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Login or Subscribe to participate in polls.

O que rolou Brasil adentro

  • Stone: perdeu um acionista de peso. Warren Buffett zerou sua posição de ~R$931,3mi na empresa.

  • Avita, a corretora de seguros-garantia judiciais, é a mais nova aquisição do banco Itaú.

  • Demissões: Tembici dispensou 6% ou 70 pessoas, MadeiraMadeira demitiu 10% e a SumUp cortou 43 pessoas na operação BR.

  • Gusttavo Lima: é o mais novo dono de time de futebol brasileiro depois de desembolsar R$3mi em um SAF do Clube Atlético Paranavaí

SpaceFood: comendo no espaço

space food, comida no espaço, astronauta,

Quando Musk conseguir bater sua meta de tornar nossa civilização multi planetária com uma sociedade vivendo em Marte, provavelmente o iFood não vai topar a corrida de +10k milhões de kms. Logo, os primeiros habitantes de Marte precisarão arrumar um outro jeito de comer.

A NASA já está pensando nisso, com planos para levar vegetais aos astronautas já em 2030 (a trip dura 3 anos). Enquanto isso, os australianos da ARC Centre of Excellence in Plants for Space (sim, é o nome verdadeiro), captaram $35mi em funding para encontrar outra solução:

  • Robôs fazendeiros – máquinas agrícolas capazes de plantar e irrigar sementes, colher colheitas, pulverizar pesticidas e monitorar o crescimento e a temperatura das plantas com sensores de solo.

  • Impressora de Comida 3D — materiais orgânicos que podem ser usados ​​para imprimir alimentos em 3D e técnicas de microencapsulação para liberar sabores de forma incremental para controlar o sabor e o cheiro dos alimentos. 

Uma vez que a produção esteja solucionada, tem ainda o desafio do sabor. É por isso que a equipe da universidade está empregando IA e análise facial para medir pressão arterial, frequência cardíaca e expressões faciais por meio de um aplicativo biossensor. Esses dados podem então ser alimentados em algoritmos para prever melhor como os astronautas podem reagir aos alimentos no espaço.

Contra dados não há argumentos

Stats do dia

O Brasil lidera a adesão à contas digitais no mundo. Ao final do ano de 2022, no pico dos downloads dos neobank apps, os brasileiros possuíam, em média, 5,4 contas bancárias

via NSC

Compartilhe o TechDrop e ganhe prêmios

Quanto mais compartilha, mais inteligentes ficam seus amigos e mais presentes você ganha.

Você está com 0 indicações. Faltam 10 para ganhar a cAIxa de IA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Join the conversation

or to participate.