- TechDrop
- Posts
- 💧 O cupido da vez é o governo do Japão
💧 O cupido da vez é o governo do Japão
+ direitos da NBA + A armadilha da CVM
Hoje eu aprendi: sobre essa ferramenta de busca de startups. Basta digitar a sua idéia de negócio que a Does It Exist te responde quem no mercado está tirando sua ideia do papel.
No TechDrop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:
Chuá da NBA: U$76bi pelo seus direitos
A armadilha da CVM com uma corretora-fake
Escolha o seu próprio algoritmo, by Jack Dorsey
O cupido da vez é o governo do Japão
TechDrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notícias e análises inteligentes, sem mimimi, sem custo e direto no seu inbox, de graça!
Chuá da NBA: U$76bi pelo seus direitos
nba, streaming, tv, direitos de transmissão
Quando chegou a hora de renovar o contrato de direitos de exibição com seu maior cliente, a NBA notou que a detentora dos seus direitos nos últimos 10 anos (a Warner Bros. Discover) estava afundada em U$40bi de dívidas.
Considerando a guerra por atenção entre os inúmeros apps de streaming, achar um novo interessado não foi lá tão difícil. Agora, a liga de basquete americana caminha para seu maior contrato da história, com a seguinte escalação:
• U$2.6 bilhões da Disney (dona da ESPN, Max e HBO)
• U$2.5 bilhões da NBC (dona do streaming Peacock)
• U$1.8 bilhões da Amazon (dona do Prime Video)
Uma vez fechado, o acordo - que também dá acesso aos jogos da WNBA - aumentará a arrecadação pelos direitos de transmissão da liga em 205%, com uma média de U$7 bilhões por ano, ao longo dos próximos 11 anos, acumulando $76bi.
🔎 Zoom Out: A NBA não possui nem metade da audiência de outros esportes como futebol e futebol americano, por outro lado, a quantidade de jogos é superior e a idade da audiência inferior - o que é música para os ouvidos dos anunciantes.
O que rolou mundo afora
M&As on fire: SAP comprou a startup de adoção digital (aka onboarding), WalkMe, por U$1.5bi. RobinHood compra corretora de cripto Bitstamp por U$200M. Amazon compra streaming indiano, Mx Player, por 5x menos que seu valuation.
Meta: realizou o Meta Connections no Brasil, com a participação do Markinho por vídeo, para anunciar as novidades de Whatsapp Business: verificação e IA.
BYJU's: a ex-maior edtech do mundo (U$22bi) agora vale nada.
SpaceX: realizou o 1º voo bem-sucedido com a Starship, maior nave do mundo, em sua quarta tentativa.
Boeing: que tem passado poucas e boas com seus aviões, finalmente conseguiu lançar seu foguete tripulado rumo a Estação Espacial Intern.
A armadilha da CVM
armadilha, cvm, anbima, golpe, piramide
Em 2022/23 a ANBIMA e a CVM queriam dar uma lição educar a população sobre os riscos de golpes financeiros na web - afinal os números de notificações de crimes financeiros haviam aumentado 75% no ano de 2020.
E qual maneira melhor que ensinar sobre um golpe? Aplicando um golpe.
A estratégia foi criar um site fake, chamado Yellow Invest, se posicionando com uma corretora de investimentos, prometendo retornos de até 2% ao mês (proibido) e rendimentos extras caso indicassem outros investidores (programa de indicação ou pirâmide?).
Em 4 meses, o site rodou anúncios e teve ~800k visitas e impressionantes 48% destes morderam a isca e clicaram no botão de “Quero Investir” - para depois serem encaminhados para uma página com uma tapa na cara sobre os perigos dos golpes e como se previnir. Fica ligado, Dropper!
O que rolou Brasil adentro
Kanastra, o backoffice para fundos estruturados e securitizações, capta rodada de R$110mi liderados pela Kaszek.
Semexe, o marketplace especializado em equipamentos esportivos usados, captou rodada de R$4mi com a Hiker Ventures.
Zamp, a dona do Burguer King no Brasil, anuncia compra da operação da Starbucks no país.
Escolha o seu próprio algoritmo
algoritmo, redes sociais, livre arbitrio
O ex-CEO e founder do Twitter, Jack Dorsey, subiu aos palcos para soltar uma bomba: a discussão não deveria ser sobre liberdade de expressão, mas sobre livre arbítrio!
O problema: nós estamos sendo programados baseado naquilo que dizemos que nos interessa (cliques, likes, comentários) e, através de mecanismos de descoberta (explore), somos informados sobre o que é interessante (sugeridos para você) e, quanto mais interagimos, mais enviesado se torna nosso feed.
A solução segundo Jack: poder ao povo. Ou seja, poder escolher qual algoritmo queremos usar em determinada rede social, de uma fonte que confiamos, ou até a escolha de construir o próprio algoritmo e conectá-lo no topo das redes.
Algoritmos, independente de serem open-source ou não, sempre serão uma caixa-preta, tornando impossível alcançar 100% de previsibilidade, nem mesmo por quem o criou.
Para Jack - e muitos outros apoiadores - empresas até podem ter seus próprios algoritmos, mas não privar os usuários de escolherem como desejam interagir dentro da rede.
“Pergunte-me o que quiser. Responderei com o que falam de você.”
Apresentado por YouScan
Em um mundo onde as perguntas são mais importantes que as respostas, combinar IA + Social Listening é como ter um mar de respostas preparado para pescar. Mas se com tantos dados disponíveis, e em diferentes plataformas, você não sabe O QUÊ perguntar e COMO perguntar..
Pelo menos agora, você sabe para QUEM perguntar: Insights Copilot by YouScan. Você pergunta o que quiser e o Copilot te responderá com o que falam da sua marca. Rápido, simples e indolor: Clique para conhecer →
O cupido da vez é o governo do Japão
tinder, dating app, japao, taxa de natalidade
Uma das consequências de uma geração que não casa é a queda na taxa de natalidade. Para alguns, esta é a crise mais grave e a maior ameaça que a humanidade (e a economia) enfrenta no momento.
Chegando ao oitavo ano seguido com sua população encolhendo, o Governo do Japão decidiu intervir e está lançando o seu próprio Tinder para casamentos.
Os usuários precisarão fornecer 15 diferentes informações pessoais: peso, altura, educação, ocupação, imposto de renda, uma entrevista com o operador e uma comprovação de que, realmente, está solteiro(a). rs
O objetivo é dar a segurança necessária para os 70% da população solteira que diz ter interesse em casar - mas que não faz muito para conseguir um par.
Em 2023, o Japão registrou o dobro de mortes que nascimentos. A taxa de adultos (50 anos) solteiros é a maior da história, com 32% para homens e 24% para mulheres. Se o governo não conseguir dar match, devemos vamos 30% menos olhinhos japoneses até 2070.
Contra dados não há argumentos
Stats do dia
A taxa média de natalidade nos 49 países mais populosos caiu pela metade desde 1950, de 40,99 para 19,50.
O que achou da edição de hoje? |
Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:
Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.
Reply