• TechDrop
  • Posts
  • 💧 NVIDIA: ao infinito e alĂ©m

💧 NVIDIA: ao infinito e alĂ©m

+ SuperBowl Ads

Bom dia Droppers, esse final de semana rolou o SuperBowl, e se vocĂȘ nĂŁo estava por dentro, boa ressaca de carnaval boas vindas ao planeta Terra. Agora 2024 começou!

Hoje eu aprendi: que Minecraft se tornou o primeiro videogame a atingir 300 milhÔes de cópias vendidas em todo o mundo e isso equivale a ter vendido 47 cópias por minuto, a cada minuto, desde o lançamento do jogo em 2011.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Nvidia: ao infinito e alĂ©m

  • Show do Intervalo Gratuito: Usher

  • As propagandas e alfinetadas tech no Super Bowl

TechDrop Ă© a newsletter de tecnologia e negĂłcios com notĂ­cias e anĂĄlises inteligentes - sem ser chatas - direto ao ponto e direto no seu inbox.

NVIDIA: ao infinito e além

nvidia, chips, ia, acoes, s&p 500, jensen huang

Enquanto vocĂȘ dava seu show pulando de bloquinho em bloquinho de carnaval, a NVIDIA estava ocupada dando outro show:

(a) tornou-se a terceira empresa mais valiosa do mundo, superando o Google e a Amazon, atrĂĄs apenas da Apple e Microsoft. Com quase U$1.8 trilhĂ”es de market cap, a rainha dos chips de IA se tornou a ação da S&P com a melhor performance nos Ășltimos 5 anos (1,743%), nos Ășltimos 10 anos (+17,763%) e nos Ășltimos 15 anos (+34,320%).

(b) lançou o Chat With RTX, um aplicativo de demo que te permite executar um chatbot pessoal de IA diretamente em seu PC. VocĂȘ pode alimentĂĄ-lo com vĂ­deos do YouTube ou documentos prĂłprios e, atravĂ©s de perguntas e interaçÔes, criar resumos e obter respostas com base em seus prĂłprios dados. Tudo roda localmente em um PC e tudo que vocĂȘ precisa Ă© de uma GPU RTX sĂ©rie 30 ou 40 com pelo menos 8 GB de VRAM. Olha a demo!

A empresa de Jensen Huang estå redefinindo as regras do jogo e mostrando que nem só de software vivem as empresas mais valiosas do mundo e que inovaçÔes lentas, ciclos de produção/reiteração longos e margens baixas não são as regras do jogo quando se trata de NVIDIA!

O que rolou mundo afora

  • Bitcoin: subiu enquanto vocĂȘ pulava carnaval e passou a barreira dos U$50k pela primeira vez desde 2021.

  • Amazon: na verdade, seu founder Jeff Bezos, aproveitou a alta das açÔes e vendeu ~12mi de açÔes na semana passada por ~U$2bi.

  • Notion: adquiriu a startup Skiff, plataforma de armazenamento criptografado end-to-end de arquivos, docs, calendĂĄrio e e-mail.

  • Shopify: apresentou resultados trimestrais, superando as expectativas: 602mi UsuĂĄrios Ativos Mensais e +35% em MRR.

  • OpenAI: perdeu um dos seus pesquisadores-chefe e membro fundador, Andrej Karpathy. Treta com Sam? O.o

  • Zuckerberg: testou o novo Vision Pro da Apple e postou um vĂ­deo o comparando com o Quest.

Show do Intervalo Gratuito: Usher

usher, super bowl, show do intervalo

VocĂȘ sabia que o artista que performa no intervalo do Super Bowl nĂŁo recebe nada por isso? Michael Jackson, BeyoncĂ©, Rolling Stones, Rihanna - nenhum desses astros foi pago. Ao contrĂĄrio, alguns deles investem do prĂłprio bolso.

Mas por quĂȘ? O Super Bowl deste ano foi assistido por 123 milhĂ”es de pessoas. Enquanto as marcas investiam~$7mi por um comercial de 30 segundos, ajudando a NFL a bater o recorde de $600mi em receita publicitĂĄria, o artista escolhido para o show do intervalo “ganha” 13 minutos de exposição gratuita.

Como funciona? A NFL assina um patrocínio de $50mi e os artistas ficam com um orçamento de produção na casa dos ~$15mi. O valor cobre 2k-3k trabalhadores part-time de cenografia, segurança, dançarinos, marketing, etc. O próprio artista pode engordar a conta, como fez The Weeknd e Dr. DRE que adicionaram $7mi na conta.

Deu bom pro Usher? Este aproveitou o momento para lançar seu novo ålbum (Coming Home) e seu novo tour (Past, Present, Future).

  • Os streams do Spotify aumentaram +550%

  • 4 das mĂșsicas tocadas subiram +1000%

  • Os preços dos ingressos para shows aumentaram +40%

  • Os ingressos dos shows tiveram alta de 38%

E mesmo que vocĂȘ nĂŁo ouvisse falar dele desde o seu ensino mĂ©dio, quando Velozes e Furiosos ainda estavam no primeiro filme, Usher estava ocupado investindo em startups: @immi ($10mi sĂ©rie A), @FightCamp ($90mi sĂ©rie B), @LiquidIV, @TIDAL (comprada pela Square por $297mi), alĂ©m do time da NBA @Cavs e atĂ© no @JustinBieber.

O que rolou Brasil adentro

  • Plano, a fintech de educação financeira para PFs e PJs, recebeu aporte de R$2.2mi de alguns grupos de investimento anjo.

  • PagoLivre, a fintech de soluçÔes de pagamento recorrentes, Ă© adquirida pela concorrente Afinz.

  • O2B, a startup especializada em cloud native, Ă© adquirida pela Deal Technologies.

  • PlayBPO, a plataforma para gestĂŁo de BPO financeiro, recebe aporte da BossaInvest de valor nĂŁo revelado.

  • 4MDG, a plataforma no-code para saneamento e governança de dados, recebe aporte de R$4mi da BRAngels e Darwin.

As propagandas e alfinetadas tech

tesla, apple, crowdstrike, microsoft, duolingo, ye

Tesla: não patrocinou o Super Bowl, mas também não ficou de fora, jå que um outro tech CEO rodou um comercial pedindo o boicote à montadora. Dan O'Dowd, fundador do The Dawn Project e CEO da Green Hills Software - que tem projetos de direção autÎnoma - investiu $552k para rodar 2 ads mostrando carros Tesla envolvidos em acidentes. Assista!

Apple: foi a patrocinadora oficial do show do intervalo do Usher com o Apple Music e também rodou um comercial para sua vertical de serviços, mostrando Tim Cook enviando uma mensagem para Ludacris encontrar o Usher. Assista!

CrowdStrike: a firma de cybersecurity, invocou os cowboys do velho oeste para anunciar seu software de segurança online. Assista!

Microsoft: foi a Ășnica a levar a palavra mĂĄgica para o Super Bowl, IA! A gigante tech usou seus 60 segundos de fama para exaltar o app CoPilot para iOS e Android focando no uso para fins criativos como criação de texto e imagem. Assista!

Duolingo: exibiu um comercial de 5 segundos ressaltando a bunda da coruja verde. TambĂ©m casou o comercial com um push notification para 4mi de usuĂĄrios simultaneamente. Aqui eles contam mais da estratĂ©gia e aqui vocĂȘ vĂȘ a bunda da coruja crescendo: Assista!

Business of Religion: HeGetsUs - que conecta pessoas com Jesus, HallowApp - app de oração para melhorar sua relação com Deus, FCAS - fundação de combate antisemita. Os negĂłcios de religiĂŁo tĂŁo bombando e nos links, vocĂȘ vĂȘ cada uma das suas propagandas no SuperBowl.

Ye: nĂŁo gastou um centavo produzindo seu comercial, sĂł tirou o celular do bolso e gravou um vĂ­deo de poucos segundos dentro do carro promovendo sua marca Yeezy.com. O resultado? $19mi em vendas. Assista!

Crypto: não teve a presença dos ads multi-milionårios da FTX, da Coinbase, nem Crypto.com., o que não impediu Jack Dorsey, fundador do Twitter de estampar um Satoshi na camiseta.

Contra dados nĂŁo hĂĄ argumentos

Stats do dia

Apesar de toda a euforia com os nĂșmeros de pessoas assistindo o SuperBowl (123 milhĂ”es) - com razĂŁo - o MrBeast tem 2x o nĂșmero de inscritos em seus canais - e ele publica semanalmente.

Compartilhe o TechDrop e ganhe prĂȘmios

Quanto mais compartilha, mais inteligentes ficam seus amigos e mais presentes vocĂȘ ganha.

VocĂȘ estĂĄ com 0 indicaçÔes. Faltam 10 para ganhar a cAIxa de IA

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Join the conversation

or to participate.