ūüíß O Trono dos ZEOs!

+ Influencer Marketing + Assinaturas-in-car

Bom dia Droppers.

Hoje eu aprendi: que na seção g dos termos de uso do iTunes, a Apple proíbe especificamente a fabricação de um míssil nuclear usando o iTunes. Já a Lumberyard da Amazon (engine de games da AWS), proíbe o uso da ferramenta em facilidades nucleares, com exceção para o eventual acontecimento de ataques zumbis.

 Na edi√ß√£o de hoje, em 5 minutos:

  • ZEOs: os jovens conselheiros

  • O que rolou mundo afora: Tesla, China, ChatGPT, Gridr, Bird

  • Publiposts est√£o bombando

  • O que rolou Brasil adentro: H:Data, Pick N Go, Biotrop

  • Os assentos aquecidos da BMW

Não tá inscrito ainda? Techdrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que resume o que mais importante tá rolando, direto ao ponto e sem mimimi

ZEOs: os jovens conselheiros

geração z, gen z, zeo, conselho executivo

Você pode até odiar a geração Z, mas não vai conseguir ignorá-los. Eles já atingiram $360bi em rendimentos em 2021 e devem representar quase 50% do mercado de trabalho até 2030. Agora, a primeira geração que já nasceu nativa digital (1997 até 2012), estão ocupando as cadeiras dos conselhos…

  • A Moon Juice criou um painel da Gen Z com +20 membros que se re√ļnem mensalmente com os demais executivos para discutir nomes, pre√ßos e posicionamento para esta audi√™ncia.

  • A Ascend, uma ag√™ncia de RP, tem membros do conselho GenZ aconselhando os clientes sobre seus h√°bitos de compra e a mentalidade.

  • A Dcdx √© uma empresa de consultoria da Gera√ß√£o Z que ajuda marcas a construir pain√©is consultivos e criar estrat√©gias de marketing.

  • A Able Partners montou um conselho da Gera√ß√£o Z para apoiar e aconselhar as empresas de seu portf√≥lio.

  • A The Body Shop, nomeou um conselho consultivo permanente do ‚ÄúCollective Youth‚ÄĚ composto por funcion√°rios internos e membros externos, todos com menos de 30 anos.

  • A Edelman, gigante das rela√ß√Ķes p√ļblicas, lan√ßou seu ‚ÄúGen Z Lab‚ÄĚ no ano passado, completo com 100 funcion√°rios e at√© um ZEO.

  • A VCRP, firma de PR brasileira, dropou a onda e tamb√©m tem sua ZEO.

Cerca de 40% de todos os seres humanos têm menos de 25 anos, porém, apenas cerca de 2,6% dos parlamentares em todo o mundo têm menos de 30 anos. E mesmo que ainda demore um tempo até que eles tomem os poderes políticos, já começaram a reivindicar suas cadeiras nas mais alta hierarquias corp.

facebook logo  twitter logo  linkedin logo  mail icon

QuizzDrop

Qual a média de idade dos membros dos conselho das grandes empresas?

Resposta ao final da news

Login or Subscribe to participate in polls.

O que rolou mundo afora

  • Tesla: vai instalar +2k carregadores nos hot√©is Hilton. E a Honda se juntou a Ford e GM e adotou o padr√£o de carregadores Tesla.

  • China: decidiu banir o uso de iPhones por oficiais do governo e as a√ß√Ķes da Apple despencaram $200bi em 2 dias.

  • ChatGPT: finaliza o terceiro m√™s de queda nos acessos do seu site, segundo a SimilarWeb.

  • Grindr: perdeu cerca de 45% de sua equipe ao aplicar uma pol√≠tica r√≠gida de retorno ao escrit√≥rio por 2 dias.

  • Bird: que j√° captou $600mi num valuation de $2.5bi, agora corre risco de fal√™ncia e √© negociada com valor de mercado de $13mi.

Publiposts est√£o bombando

influencer, marketing, redes sociais, receita publicit√°ria

via Portal do Empreendedorismo

S√£o tantos publiposts por todos os lados nas redes sociais que j√° se tornou evidente para muitos a relev√Ęncia desta estrat√©gia. Mas, voc√™ sabia que os investimentos em marketing de influ√™ncia est√£o crescendo mais r√°pido que os demais investimentos em marketing, em todas as plataformas sociais em 2023?

√Č o que mostram os dados da √ļltima pesquisa da Insider, que identificou que os gastos com conte√ļdo patrocinado (#publi) nas redes sociais √© e continuar√° sendo 3.5x maior que os tradicionais "social ads", at√© 2025. A tend√™ncia est√° reestruturando o esqueleto da ind√ļstria, j√° que:

mais neg√≥cios come√ßam a testar influencer marketing‚Ķ j√° que o formato de an√ļncio pode ser contratado direto via algumas plataformas, intermediado por ag√™ncias especializadas ou marketplaces de nicho j√° categorizados.

mais as plataformas sociais se adaptam a este tipo de an√ļncio‚Ķ e a guerra pela atra√ß√£o (e reten√ß√£o) dos talentos nas suas plataformas criou at√© incentivos financeiros, j√° que criadores, agora, s√£o pagos pelas pr√≥prias redes sociais pelo alcance/engajamento dos seus conte√ļdos (fundos de criadores).

mais influencers começam a operar com patrocínios… já que este se tornou a principal fonte de receita, maior que afiliados, fundos de criadores, assinaturas, venda de mercadorias, etc.

O TikTok, que se posiciona como uma plataforma de entretenimento - n√£o social - e s√≥ permite publicidade se o conte√ļdo seguir as guidelines, sai na frente das demais redes. Al√©m disso, um fator inesperado tem influenciado os influenciadores: a greve dos roteiristas de Hollywood - j√° que, sem as s√©ries, filmes e nigth shows rolando, a galera tende a buscar mais entretenimento nas redes sociais.

facebook logo  twitter logo  linkedin logo  mail icon

O que rolou Brasil adentro

  • H:Data, a healthtech especializada na gest√£o de unidades de pronto atendimento hospitalar, capta rodada com a Falconi.

  • Pick N Go, o software de gest√£o e monitoramento de entregadores, recebeu um investimento de valor n√£o revelado da Cedro Capital.

  • Biotrop, a fabricante brasileira de insumos biol√≥gicos controlada pela private equity Aqua Capital, √© adquirida pelo grupo belga por R$2.8bi.

Assinaturas-in-car

bwm, assinatura, carros, subscription, volvo, tesla

Cerca de 90% dos clientes da BMW optam por comprar um carro que tenha o aquecimento dos bancos. Sabendo disso, a montadora de carros decidiu crescer os olhos em cima de seus consumidores e cobrar uma assinatura mensal de $18 para os propriet√°rios tivessem acesso a funcionalidade.

Ou seja, você paga para que o aquecedor seja instalado no seu carro ao comprá-lo, mas só pode desbloqueá-la para uso se também pagar a mensalidade.. Pegou mal e, depois de um ano de críticas, a montadora está voltando atrás com o rabinho entre as pernas e liberando acesso ao aquecedor.

Mas as assinaturas por funcionalidades n√£o v√£o deixar de existir:

  • a Tesla oferece a assinatura para funcionalidade de carro aut√īnomo.

  • a Mercedez-Benz oferece uma assinatura para assistente de acelera√ß√£o.

  • A GM, e seus 16 milh√Ķes de ve√≠culos rodando nos EUA, disse ter faturado $2bi com assinaturas e espera que este n√ļmero chegue a $25bi em 2030 (o que a colocaria em par com a receita da Netflix e Spotify).

  • a BMW, Volvo, Cadillac, Volkswagen, Toyota, Audi, Porsche, Stellantis e outras tamb√©m se juntam a turma da assinatura.

Apesar disso, uma pesquisa recente mostrou que dois ter√ßos dos propriet√°rios n√£o querem op√ß√Ķes de assinatura em seus carros. Esse n√ļmero cresce ainda mais quando o assunto √© assinatura de hardware.

facebook logo  twitter logo  linkedin logo  mail icon

Contra dados n√£o h√° argumentos

via Insider Intelligence & eMarketer

Stats do dia

A idade média dos membros do conselho das empresas Russell 1000 caiu para 61.8 anos em 2022, abaixo do máximo de 62.5 anos em 2019, o terceiro ano consecutivo de queda, revertendo uma tendência de décadas de envelhecimento.

via Bloomberg

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Join the conversation

or to participate.