🧠 Muskonomy

Quais pilares da sociedade moderna Elon Musk domina com suas empresas?

Olá dropper,

No artigo especial de hoje, uma análise das forças dominadas pelas empresas de Elon Musk.

Teria ele poder o suficiente para de configurar uma nova ordem mundial?

TechDrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que é a nova ordem canarinha de como ficar por dentro do mundo tech - inteligente, direto ao ponto e bem humorada.

Muskonomy, a nova ordem mundial.

O ano é 2100, Elon Musk, com 129 anos (sua startup X-age conseguiu reverter o envelhecimento) é eleito o presidente do planeta Marte, além de ser CEO do seu próprio país digital no planeta Terra, onde ele mantém controle dos canais de mídia, do transporte terrestre, transporte subterrâneo e transporte aeroespacial, além de controlar o que se passa dentro do seu cérebro.

Por mais que o trecho acima parece extraído do livro Snow Crash de Neal Stephenson, quando tem Musk na equação, a realidade não está assim tão distante da ficção científica.

Enquanto a população se torna especialista em design para palpitar sobre o rebranding do Twitter, Elon Musk expande seu domínio e influência geopolítica sobre os principais pilares da sociedade moderna através das suas empresas, acumulando mais poder na mão de um civil do que jamais visto na história.

  1. Acessibilidade - Foguetes e Satélites com SpaceX e Starlink: SpaceX é a maior empresa privada aeroespacial do mundo, com contratos com governos ao redor de todo mundo, literalmente colonizando um outro planeta. Starlink é a maior rede global de satélites do mundo, provendo internet para as áreas mais remotas do globo (incluindo territórios em guerra) e gerando uma quantidade e qualidade de dados sem precedentes.

  2. Mobilidade - Carros autônomos e padrão de carregadores com a Tesla: que se tornou a maior fabricante de carros no segundo trimestre deste ano, munida de câmeras e sensores trafegando por vias terrestres de todo mundo, dos EUA a China, mapeando rotas e gerando, mais uma vez, quantidade e qualidade de dados sem precedentes.

  3. Comunicação - Praça pública da internet via X: utilizado por jornalistas, políticos e cidadãos do mundo inteiro, a X (ex-Twitter) consegue mapear sinais de movimentação econômicas e políticas em tempo real, capturar sentimentos e prever com precisão a direção do sentimento dos usuários - que agora está expandindo para um sistema financeiro com transações, contas a pagar, crypto, etc.

  4. Conexão - Cérebros e IAs com Neuralink: enquanto a Tesla produz os robôs-humanóides e a X.ai constrói modelos de inteligência artificial, a Neuralink conecta o cérebro humano com a inteligência artificial e, de certa forma, "ganha" um acesso direto ao que se passa na cabeça da humanidade.

  5. Integração - De dados para Inteligência com X.ai: a nova entidade que busca entender a verdadeira natureza humana. Em outras palavras, tirar proveito da quantidade absurda de dados gerados pelas demais entidades de Musk. Essa semana a empresa anunciou o Grok - o sistema para competir com o chatGPT que usa dados da praça pública da internet e, segundo anúncio, "tem um veia rebelde."

Se todos estes CNPJs fazem parte de um plano de dominação global ou são meras coincidências do acaso, ainda vamos saber. Mas enquanto os governantes ainda estão na introdução do livro sobre IA, os cidadãos usando ChatGPT para pedir pizza, Musk já acumula mais poder, acesso e controle global e haters do que qualquer um antes dele.

Já tinha observado todas as empresas de Musk operando dessa forma?

Goste ou não goste do estilo de Musk, a equipe do Drop adoraria ouvir sua opinião e visão para o debate. Compartilha nas redes e marca o TechDrop!

whatsapp logo  twitter logo  linkedin logo

Edições da newsletter que você pode gostar

Reply

or to participate.