Apresentado por MOTIM

José Dias - Zé ou Zezão para os amigos - primeiro trocou o terno e a gravata de Xangai pela Faria Lima. Depois o barulho da cidade grande pelo silêncio da Chapada dos Veadeiros.
Pai de 3 filhos, de um gato e, em breve, de um cachorro, ZĆ© jĆ” foi viciado em vĆ”rios esportes e chegou a jogar vĆ“lei pelo Vasco e Botafogo. Com passagens por Ambev, Whirlpool, Kraft Heinz e, mais recentemente, Remessa Online, ZĆ© Ć© Board Member, Advisor de CEOs e Startups e vive na ponte aĆ©rea Miami-SĆ£o Paulo-GoiĆ”s para ficar em casa, próximo da famĆlia e da natureza sempre que pode.
ZĆ©, the mic is yours, drop it!
š¤ Qual a sua definição de "sucesso"?Ā
Sucesso pra mim Ć© ter um dia desenhado para a realidade que eu decida viver. Ter o poder e a liberdade de editar a minha realidade. Respeitoso, porĆ©m livre dos ensinamentos de nossas culturas e nossas famĆlias, dando espaƧo para o que sempre fomos e menos para o que "estamos".
š¤ O que nĆ£o dĆ” pra descobrir no seu perfil do Linkedin?Ā
Que eu estudo prĆ”ticas espirituais de origem africana, que eu moro na floresta e que na minha casa cada pessoa nasceu em um paĆs diferente haha
š¤ Como vocĆŖ descreve seu trabalho para alguĆ©m que nĆ£o sabe nada do seu trabalho?Ā
Eu ajudo as pessoas a entenderem melhor os problemas/oportunidades que elas têm e a construir planos para chegarem lÔ. No trabalho, na vida, onde acharem que minha experiência tem aplicação.
š¤ Tem algum novo comportamento que melhorou a sua vida ou performance da Ć”gua pro vinho nos Ćŗltimos tempos?Ā
Sim, coisas muito simples mas com um impacto muito grande: a prÔtica do silêncio e a certeza da dúvida são as principais.
š¤ Que conselho vocĆŖ daria a um estudante universitĆ”rio inteligente e motivado prestes a entrar no āmundo realā? Ou que conselho ele deveria ignorar?
Um conselho: Não faça muitos planos. Esteja atento às marés do que estÔ acontecendo a sua volta, não no futuro, mas no agora, e decida a onda que você quer surfar.
š¤ Qual o projeto favorito em que vocĆŖ jĆ” trabalhou?
Nossa, difĆcil... Fiz muita coisa legal. Mas acho que vale destacar o Water Business da Whirlpool principalmente no projeto B.Blend, e o tempo que fiquei na China pela Kraft Heinz, onde liderei uma equipe de cerca de 4 mil pessoas em uma cultura diferente. Foi um desafio gostoso e que mudou a minha vida.Ā
š¤ Quais sĆ£o as piores recomendaƧƵes que vocĆŖ cansou de ouvir e revirar o olho?
JÔ ouvi que me envolvo demais com o time. A revirada de olho não é porque o conselho é ruim, mas quando ele é fora de hora.
Algumas pessoas têm dificuldade de entender que o que dÔ certo em um lugar pode não dar em outro. E isso eu aprendi muito saindo de indústrias mais tradicionais e vindo para o mercado de tecnologia. Não dÔ pra transportar todos os conhecimentos.
š¤ Quem Ć© o empreendedor que mais te inspira?
Meus clientes me inspiram, de verdade. Poderia dar uma resposta āsexyā tipo Elon Musk, whatever, mas a verdade Ć© que eu nĆ£o conheƧo ele, conheƧo o que aparece dele. JĆ” meus mentorados eu conheƧo, e muito, e eles me inspiram demais. Me trazem desafios pessoais e profissionais para trabalharmos juntos. Gente brilhante e fazedora que nĆ£o tem medo de olhar de frente pra tudo aquilo que ainda nĆ£o sabem.
š¤ Qual dica vocĆŖ daria para founders iniciantes que querem captar sua primeira rodada?
Tenha muita clareza da dor que vocĆŖ estĆ” tentando resolver. Pois talvez essa seja a Ćŗnica constante no seu processo de criação.Ā
Todo o restante você vai ter que descobrir e mudar: pessoas, canais, produto, preço, etc⦠Mas a dor que você estÔ resolvendo e quem sofre com essa dor talvez sejam a única coisa que você carrega até o fim. E saiba explicar a solução dessa dor de forma simples, com apenas uma frase, idealmente.
š¤ Que frase vocĆŖ estĆ” sempre repetindo quase como um mantra?Ā
Assuma que seu plano vai dar errado
Não seria um mantra, mas um aprendizado. Uma frase que venho repetindo muito ultimamente como uma provocação no meu trabalho de aconselhamento com CEOs, mas acredito se aplicar a todo profissional.
š¤ Bate bola, drop rĆ”pido: pra fechar, nos deixe algumas indicaƧƵes..
Um episódio de podcast: Brian Chesky's new playbook on Lenny's podcast
Um livro: Freedom from the Known, de Krishnamurti.
Uma sƩrie: The Good Place
ZĆ©, you Dropped The Mic! šš¤

O š¤ Drop The Mic Ć© uma sĆ©rie do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto Ć© tecnologia e negócios. Em 5min, notĆcias e anĆ”lises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante tĆ” rolando. Assine, Ć© 100% free.
E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out ā