• TechDrop
  • Posts
  • 🎤 Drop The Mic: Zé Dias

🎤 Drop The Mic: Zé Dias

Advisor e Board Member

Apresentado por MOTIM

José Dias - Zé ou Zezão para os amigos - primeiro trocou o terno e a gravata de Xangai pela Faria Lima. Depois o barulho da cidade grande pelo silêncio da Chapada dos Veadeiros.

Pai de 3 filhos, de um gato e, em breve, de um cachorro, Zé já foi viciado em vários esportes e chegou a jogar vôlei pelo Vasco e Botafogo. Com passagens por Ambev, Whirlpool, Kraft Heinz e, mais recentemente, Remessa Online, Zé é Board Member, Advisor de CEOs e Startups e vive na ponte aérea Miami-São Paulo-Goiás para ficar em casa, próximo da família e da natureza sempre que pode.

Zé, the mic is yours, drop it!

🎤 Qual a sua definição de "sucesso"? 

Sucesso pra mim é ter um dia desenhado para a realidade que eu decida viver. Ter o poder e a liberdade de editar a minha realidade. Respeitoso, porém livre dos ensinamentos de nossas culturas e nossas famílias, dando espaço para o que sempre fomos e menos para o que "estamos".

🎤 O que não dá pra descobrir no seu perfil do Linkedin? 

Que eu estudo práticas espirituais de origem africana, que eu moro na floresta e que na minha casa cada pessoa nasceu em um país diferente haha

🎤 Como você descreve seu trabalho para alguém que não sabe nada do seu trabalho? 

Eu ajudo as pessoas a entenderem melhor os problemas/oportunidades que elas têm e a construir planos para chegarem lá. No trabalho, na vida, onde acharem que minha experiência tem aplicação.

🎤 Tem algum novo comportamento que melhorou a sua vida ou performance da água pro vinho nos últimos tempos? 

Sim, coisas muito simples mas com um impacto muito grande: a prática do silêncio e a certeza da dúvida são as principais.

🎤 Que conselho você daria a um estudante universitário inteligente e motivado prestes a entrar no “mundo real”? Ou que conselho ele deveria ignorar?

Um conselho: Não faça muitos planos. Esteja atento às marés do que está acontecendo a sua volta, não no futuro, mas no agora, e decida a onda que você quer surfar.

🎤 Qual o projeto favorito em que você já trabalhou?

Nossa, difícil... Fiz muita coisa legal. Mas acho que vale destacar o Water Business da Whirlpool principalmente no projeto B.Blend, e o tempo que fiquei na China pela Kraft Heinz, onde liderei uma equipe de cerca de 4 mil pessoas em uma cultura diferente. Foi um desafio gostoso e que mudou a minha vida. 

🎤 Quais são as piores recomendações que você cansou de ouvir e revirar o olho?

Já ouvi que me envolvo demais com o time. A revirada de olho não é porque o conselho é ruim, mas quando ele é fora de hora.

Algumas pessoas têm dificuldade de entender que o que dá certo em um lugar pode não dar em outro. E isso eu aprendi muito saindo de indústrias mais tradicionais e vindo para o mercado de tecnologia. Não dá pra transportar todos os conhecimentos.

🎤 Quem é o empreendedor que mais te inspira?

Meus clientes me inspiram, de verdade. Poderia dar uma resposta “sexy” tipo Elon Musk, whatever, mas a verdade é que eu não conheço ele, conheço o que aparece dele. Já meus mentorados eu conheço, e muito, e eles me inspiram demais. Me trazem desafios pessoais e profissionais para trabalharmos juntos. Gente brilhante e fazedora que não tem medo de olhar de frente pra tudo aquilo que ainda não sabem.

🎤 Qual dica você daria para founders iniciantes que querem captar sua primeira rodada?

Tenha muita clareza da dor que você está tentando resolver. Pois talvez essa seja a única constante no seu processo de criação. 

Todo o restante você vai ter que descobrir e mudar: pessoas, canais, produto, preço, etc… Mas a dor que você está resolvendo e quem sofre com essa dor talvez sejam a única coisa que você carrega até o fim. E saiba explicar a solução dessa dor de forma simples, com apenas uma frase, idealmente.

🎤 Que frase você está sempre repetindo quase como um mantra? 

Assuma que seu plano vai dar errado

Não seria um mantra, mas um aprendizado. Uma frase que venho repetindo muito ultimamente como uma provocação no meu trabalho de aconselhamento com CEOs, mas acredito se aplicar a todo profissional.

🎤 Bate bola, drop rápido: pra fechar, nos deixe algumas indicações..

Zé, you Dropped The Mic! 🖐🎤

O 🎤 Drop The Mic é uma série do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto é tecnologia e negócios. Em 5min, notícias e análises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante tá rolando. Assine, é 100% free.

E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out →

Join the conversation

or to participate.