• TechDrop
  • Posts
  • 🎤 Drop The Mic com Guto Quirós

🎤 Drop The Mic com Guto Quirós

Partner e CMO da Conta Simples

Apresentado por MOTIM

O Drop The Mic é uma série semanal onde damos destaque a droppers sem a skin corporativa. Queremos saber o que o Linkedin não conta, quais as ferramentas, crenças e hacks para viver em alta performance!

Na mesa do bar, é o apaixonado por arte e música que já viveu muitos altos e baixos. Na vida é o criativo que encontrou no marketing o seu lugar no mundo!

Brasileiro filho de argentinos, cresceu em SP, e tem um sonho guardado de conhecer Madrid algum dia. Pai, adorador de esportes e praticante de boxe, o entrevistado no Drop The Mic de hoje é Augusto Quiróz, ou o Guto, partner e CMO da Conta Simples. The mic is yours!

🎤 Qual é um hábito incomum ou um hábito que você ama e te ajuda muito?

Adotei um hábito simples, mas eficaz que me ajudou a parar de misturar o urgente com importante, me perder na correria e acabar a semana parecendo que não avançou em nada.

Todo domingo, entro no modo “gestor da minha agenda”. Faço retrospectiva da semana, alinho a agenda com meus projetos e defino as prioridades. Depois crio uma lista de 5 tarefas essenciais para a semana - seja objetivo pessoal e profissional, desde "ligar para os meus pais" até "fechar o budget do projeto". Na segunda-feira, ativo o "modo executor", sabendo que vou avançar no que realmente importa.

Uso o Day One para a reflexão e o Todoist para organizar as tarefas. Essa prática se tornou um farol na minha vida, trazendo clareza e foco, e me ajudando a distinguir o essencial do trivial. Ela me permite começar todas as semanas com um senso de propósito e direção.

🎤 Qual é o livro (ou livros) que você mais recomendou e por quê?

Antes vale o disclaimer: sou o cara chato que solta com frequência o “Cara, faz muito sentido o que você está falando. Você já leu o livro As Regras de Ouro?”. Sim.. esse sou eu. Então vamos as recomendações:

🎤 Nos últimos cinco anos, qual nova crença, comportamento ou hábito melhorou a sua vida?”

Nos últimos anos eu entrei numa viagem de autoconhecimento que mudou tudo. Antes, meu foco era só o trabalho, meio que vivendo no automático. Mas aí veio a pandemia, e a pausa forçada me fez acordar pra um monte de coisa.

De forma prática essas são as mudanças que fizeram uma diferença enorme pra mim:

  • Aromaterapia: Não ria! Ela acabou com uma insônia de cinco anos. Se quiser testar, compre um difusor, comece com essência de lavanda à noite e eucalipto de dia. 

  • Meditação: Comecei a usar o app Calm para meditar. Isso me ajudou a ficar mais presente, a lidar melhor com os pensamentos e a ficar mais tranquilo.

  • Filmes e Documentários: Tenho buscado filmes e documentários que me fazem pensar e abrir a cabeça. Recomendo muito o filme "Capitão Fantástico" e o documentário "Human". São ótimos para abrir a mente.

  • Terapia: Comecei a fazer terapia e foi transformador. É um espaço para entender melhor quem sou e como posso me tornar uma pessoa melhor. 

  • Tempo de qualidade: E claro, passar tempo com as pessoas que amo.

🎤 Como um fracasso, ou aparente fracasso, te preparou para um sucesso posterior? Você tem um “fracasso favorito”?  E um “sucesso favorito”?

Fracasso favorito: Em 2016, criei um canal no YouTube para divulgar minha empresa e me dediquei com todas as forças para que desse certo. Em 2021 desisti e fracassei como youtuber. Esse tropeço foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Perdi o medo de me expor, melhorei minhas habilidades de comunicação, conheci pessoas incríveis e aprendi marketing na prática. Foi um fracasso? Talvez. Mas me preparou para tudo que veio depois.

Sucesso Favorito: O maior deles foi a transição da minha carreira. Eu era empreendedor no agronegócio e consegui me reinventar como CMO em startups. Isso foi enorme pra mim. Mostrou que eu não preciso ficar preso a uma única identidade profissional. Posso explorar, experimentar e ser vários "eus". Essa mudança não só me orgulhou, mas também abriu um mundo de possibilidades. Foi uma prova de que a gente sempre pode se reinventar.

🎤 Quando você se sente cansado, sobrecarregado ou sem foco, mesmo que temporariamente, o que você faz? 

Isso acontece bastante, viu? Sou ansioso e hiperativo, então manter o foco é tipo meu principal desafio. Tem algumas coisas que faço que me ajudam a voltar ao trilho:

  • Diário: Eu uso o app Day One Journal para escrever todos os dias. Colocar os pensamentos no papel me ajuda a organizar a cabeça e me acalmar. 

  • Violão: Tocar violão é minha válvula de escape. É quando eu entro em estado de flow.

  • Lo-fi: Escutar música lo-fi foi game changer pra mim. Realmente me ajuda na concentração. Vale testar!

  • Exercício físico: E claro, meu bom e querido boxe. 

🎤 Qual compra ou investimento de US$ 100 ou menos teve um impacto mais positivo em sua vida nos últimos seis meses?

Ah, essa é fácil! Sou um apaixonado por tecnologia e sempre fico pesquisando gadgets (alguns inúteis, confesso). Mas vou dar uma filtrada nos que realmente uso no dia-a-dia:

Fujifilm Instax Mini Link 2: Compramos para registrar o nascimento da nossa filha. Uso direto para fazer álbuns e guardar momentos especiais. Mas acabou também virando uma forma de presentear os amigos quando vão em casa. Sempre tem que tirar uma foto e levar.

Apple AirTag: Para quem esquece as coisas como eu, isso é mágico. Já me salvou de perder mochilas e malas várias vezes. 

Difusor doTERRA Volo Ônix: Esse aqui foi um achado. Ajudou a curar minha insônia e ainda me deixa mais focado e relaxado. Uso todo dia e recomendo pra todo mundo.

Anker 3-in-1 Cube with MagSafe: Antes meu escritório era uma bagunça de carregadores pra todo lado. Agora, chego em casa, coloco tudo no Anker e pronto. Vida mais fácil.

🎤 Qual é um dos melhores ou mais valiosos investimentos que você já fez na vida e na carreira?

Na vida: Ter casado com a mulher mais incrível do mundo que me faz querer ser um homem melhor todos os dias. 

Na carreira: Em termos de carreira, o salto mais significativo foi perder o medo e começar a criar conteúdo na internet. Eu era tímido, receoso com críticas, mas decidi encarar esse desafio em 2016. Foi uma jornada de autoconhecimento, de testar limites e aprender na prática sobre marketing, sem me prender apenas à teoria. Esse passo não só me ajudou a superar inseguranças, mas também pavimentou o caminho para onde estou hoje. Foi um investimento de tempo e energia que transformou minha carreira e minha visão de mundo.

🎤 Que conselho você daria a um estudante universitário inteligente e motivado prestes a entrar no “mundo real”?

Leia o máximo de livros que conseguir sobre temas que te interessam. Os livros têm o poder de te levar para lugares que você sequer imaginava. Outro conselho é: Seja autêntico. As pessoas valorizam e respeitam quem não tem medo de se expor.

Mas não se prenda ao “fazer carreira” ou “não vou sair desse emprego com pouco tempo para não me queimar”. A trajetória profissional não é linear - ela é sua, e só sua. Se permita explorar, errar, aprender e crescer.

🎤 Quais são as piores recomendações e conselhos que você ouve em sua profissão ou área de especialização? O que você está cansado de ouvir e revirar o olho?

“Branding é perfumaria”. 

A real é que no fim do dia, o que realmente diferencia as marcas de sucesso das outras não é só a tecnologia que usam, mas sim a qualidade das conexões que estabelecem.

O verdadeiro poder do marketing está em tocar a alma das pessoas. É sobre entender suas dores, seus sonhos, e oferecer soluções que realmente façam sentido para elas. 

Então, sempre que ouço alguém reduzir o branding a algo superficial, eu penso em todas as marcas que marcaram a minha vida. Não é sobre o perfume, é sobre a essência, sobre criar algo que ressoe verdadeiramente com as pessoas. E isso, para mim, é o verdadeiro poder do marketing.

🎤 Que frase você está sempre repetindo para as pessoas como um mantra ?
"Decomponha o complexo em partes mais simples."

Isso me mantém firme no meio do caos. Sempre que me deparo com um objetivo que acredito que não vou dar conta, penso nisso. Ele me ajuda a destrinchar grandes desafios em passos menores e mais administráveis.

No início, pode parecer um labirinto, mas ao dividir em partes menores, o caminho se ilumina, tornando tudo mais gerenciável.

Este mantra é um lembrete de que com um passo de cada vez, não há objetivo que esteja fora de alcance.

🎤 Bate bola, drop rápido:

O 🎤 Drop The Mic é uma série do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto é tecnologia e negócios. Em 5min, notícias e análises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante tá rolando. Assine, é 100% free.

E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out →

Join the conversation

or to participate.