• TechDrop
  • Posts
  • 🎤 Drop The Mic com CTO da Softplan

🎤 Drop The Mic com CTO da Softplan

Guilherme Brasil

Apresentado por MOTIM

O Drop The Mic é uma série semanal onde damos destaque a Droppers sem a skin corporativa. Queremos saber o que o Linkedin não conta, quais as ferramentas, crenças e hacks para viver em alta performance!

Guilherme Brasil é nerd por natureza. Começou a programar software aos 9 anos de idade e, sem fazer planos, fez uma carreira técnica em infraestrutura e telecomunicações. Apaixonado por conhecer coisas novas, alguns dos seus hobbies tivemos até que buscar no Google (helimodelismo e motociclismo)

Casado há mais de 20 anos e pai de uma filha linda (segundo o próprio), o entrevistado de hoje é o líder das operações de tecnologia (CTO) da Softplan, umas das maiores empresas de software do Brasil.

Guilherme, the mic is yours:

🎤 Qual é o livro (ou livros) que você mais recomendou e por quê?
Sou o típico "recomendador de livros", às vezes até pegam no meu pé. Vou compartilhar aqui 3 livros que tenho recomendado com perspectivas bem distintas:

  • Outlive (Peter Attia): Viver com saúde por mais tempo possível é uma boa forma de pensar em longevidade. O livro mostra de forma objetiva como podemos viver mais e melhor.

  • Pipeline de Liderança (Ram Charam): Para quem quer evoluir em uma carreira de gestão, independente da indústria, esse é um excelente conteúdo que ajudará a dar clareza de cada etapa da jornada gerencial e executiva.

  • Software Craftsman, The: Professionalism, Pragmatism, Pride (Sandro Mancuso): Esse é um tratado para todo desenvolvedor de software que busca excelência.

🎤 Nos últimos cinco anos, qual nova crença, comportamento ou hábito melhorou a sua vida?”

A disciplina com a alimentação e os exercícios físicos certamente foi a mudança mais relevante e com melhores resultados amplos que tive recentemente.

🎤 Como um fracasso, ou aparente fracasso, te preparou para um sucesso posterior?

É clichê, mas estou certo que são os fracassos que nos fortalecem.

Certa vez eu tive a ideia de fazer um produto, um bundle na verdade, que unia software e hardware. No começo achei que era uma ideia genial e que aquilo me daria grande projeção, mas foi um fracasso total com zero vendas.

As demandas de serviços de implantação haviam me escapado completamente, além que questões culturais da época. Foi um baita aprendizado que me ajudou muito em outras oportunidades ao longo da minha carreira.

🎤 Quando você se sente cansado, sobrecarregado ou sem foco, mesmo que temporariamente, o que você faz? 

Dou atenção ao meu hobby do momento. Se tem uma dica que gosto de dar é: tenha um hobby! 

🎤 Qual compra ou investimento de R$500 ou menos teve um impacto mais positivo em sua vida nos últimos seis meses?

R: Vai parecer estranho, mas foi um monitor contínuo de glicose chamado Freestyle Libre. Um sensor que dura duas semanas e que muda a sua relação com a alimentação. Tenho estado bem conectado com a melhoria da minha saúde, então foi incrível.

🎤 Qual é um dos melhores ou mais valiosos investimentos que você já fez na vida e na carreira?

Conhecimento é o motor da evolução. Cada centavo e segundo que investi em livros e capacitações foram totalmente recompensados pela minha evolução de carreira. Estou certo que não existe investimento melhor do que o conhecimento, não importa a área de atuação.

🎤 Qual é um hábito incomum ou um hábito que você ama e te ajuda muito?

Sou uma pessoa metódica, então tenho o hábito de planejar. Acredito que um hábito incomum que me ajuda é encontrar melhorias em tudo que faço, mesmo que seja algo que esteja dando certo e sendo elogiado.

🎤 Que conselho você daria a um estudante universitário inteligente e motivado prestes a entrar no “mundo real”?

Nunca subestime a experiência. Nossa experiência é construída através da longa aquisição de dados e a confrontação dos mesmos em vários contextos e isso demanda tempo.

Aproveite cada situação da sua carreira no "mundo real" para ganhar experiência. Ignore as dicas de "caminho certo", pois é muito fácil ser profeta do passado.

A realidade é que você não tem como controlar todas as variáveis que te permitiram evoluir na carreira. O melhor que se pode fazer é estar sempre o mais bem preparado possível.

🎤 Quais são as piores recomendações da sua área que você está cansado de ouvir e revirar o olho?

Com o passar do tempo acredito que fui ficando mais eficiente ao tratar de conselhos e recomendações. Procuro não ser imediatamente reativo e busco sempre considerar o contexto da pessoa que está me recomendando ou aconselhando algo.

Entendo que o pior não é um conselho ou recomendação em si, mas sim receber essa "contribuição" de alguém que sabidamente não tem seu contexto ou que não viveu "na pele" o meu contexto. Mas de forma geral, mais importante que uma informação, é o que eu faço com ela e é nisso que foco.

🎤 Que frase você está sempre repetindo para as pessoas como um mantra ou  em que você pensa com frequência que gostaria que muitas pessoas conhecessem?

Compartilhar o conhecimento é a melhor forma de agradecer pelo aprendizado.

🎤 O que muda com a entrada das gerações nativas digitais no mercado de trabalho e, principalmente no mercado de tecnologia?

Vejo isso como um acelerador da adoção de novas tecnologias e modelos de trabalho. As gerações nativas digitais não precisaram se adaptar à transição de um mundo mais analógicos e lento para um mondo conectado e veloz. Sendo assim, essas gerações tendem a ser menos resistentes às mudanças promovidas pela tecnologia e vejo isso como uma força aceleradora da inovação.

🎤 Qual você entende que é o futuro da tecnologia e desenvolvimento de software, principalmente no Brasil? Como vamos estar em 3-5 anos?

Exercícios de futurologia são cada vez mais difíceis, pois sempre podemos ser surpreendidos por algo disruptivo. Mas se for para me arriscar, eu aposto que veremos um grande aumento de produtividade promovido pelas diversas tecnologias de inteligência artificial.

Acredito que estamos próximos de um grande salto evolutivo nos mercados gerais através de novas tecnologias mais eficientes. Resumindo, vejo que o mercado de tecnologia em geral e especialmente o de software tem ainda um enorme potencial de crescimento.

🎤 Bate bola, drop rápido:

  • Um episódio de podcast: R: Episódio #5 do UpTech (Podcast que produzi por um tempo com mais dois amigos) sobre Gestão do Tempo. 

  • Uma música: R: Flight of Icarus (Iron Maiden)

  • Um perfil ou página para seguir: R: Canal do Fernando Ulrich , fugindo da tecnologia, esse é um bom perfil para entender um pouco mais sobre economia e seus impactos.

  • Um filme/série: R: StarWars

Valeu Guilherme!

O 🎤 Drop The Mic é uma série do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto é tecnologia e negócios. Em 5min, notícias e análises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante tá rolando. Assine, é 100% free.

E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out →

Join the conversation

or to participate.