• TechDrop
  • Posts
  • ūüé§ Drop The Mic com Aline Froes

ūüé§ Drop The Mic com Aline Froes

Cofounder e CMO na Sofya

Apresentado por MOTIM

No Drop The Mic, perguntamos pros nossos leitores e profissas do mercado aquilo que o Linkedin não conta.. Quem é a pessoa por trás do cargo; quais suas ferramentas, crenças e hacks da vida pessoal e corporativa! Let's drop

Filha de educadores e cria da universidade p√ļblica brasileira, a entrevistada de hoje leva a bandeira do impacto social no mundo corporativo em todas suas experi√™ncias. J√° trabalhou com DeepTech (1STi), EdTech (Vai na Web) e agora lidera revolu√ß√£o da IA na excel√™ncia cl√≠nica como Founder e CMO na Sofya (HealthTech).

Nascida no Rio (e torcedora do Flamengo), ex-moradora de SP (e mãe de pets), tem 1 ano que vive em Miami (e é torcedora do Miami Heat), Aline Fróes agora figura na lista do Droppers the Mic.

Aline, the mic is your, drop it like it hot:

ūüé§ Qual √© um h√°bito incomum ou um h√°bito que voc√™ ama e te ajuda muito?

Organização. Objetos, tarefas, viagens: ter isso organizado me faz sentir tranquila para improvisar sem machucar algo importante. 

ūü駬†Qual √© o livro (ou livros) que voc√™ mais recomendou e por qu√™?

Eu amo ler e t√ī sempre buscando coisas novas, mas esses 3 formaram a minha base de humanidade, lideran√ßa e tecnologia.¬†

Small is Beautiful, F. Schumacher - uma cr√≠tica a economia convencional e sua busca incessante por efici√™ncia econ√īmica e lucro. O livro defende um enfoque mais humanista e sustent√°vel, colocando o bem estar humano no centro..

Teoria U, Otto Scharmer - um novo modelo de lideran√ßa e transforma√ß√£o social e organizacional. A abordagem do livro enfatiza a import√Ęncia de conectar-se profundamente com o presente para criar um futuro melhor.

What Technology Wants, Kevin Kelly -  uma reflexão profunda sobre o papel da tecnologia na sociedade e no futuro da humanidade. Otimista e crítico do avanço tecnológico, o livro sugere que, assim como os organismos vivos, a tecnologia busca aumentar a diversidade, a especialização, a complexidade, a eficiência, a beleza e a capacidade de interconexão.

ūü駬†Nos √ļltimos cinco anos, qual nova cren√ßa, comportamento ou h√°bito melhorou a sua vida?

Confiar em mim mesma. Eu não só melhorei meu desempenho individual em várias áreas da minha vida como também diminuí os sentimentos de medo e ansiedade que drenavam minha energia. 

E a descoberta do prazer por fazer exercícios: yoga, musculação, caminhada, não importa.

ūü駬†Como um fracasso, ou aparente fracasso, te preparou para um sucesso posterior? Voc√™ tem um ‚Äúfracasso favorito‚ÄĚ?

Tenho uma colet√Ęnea de fracassos espetaculares, mas todos me ensinaram muito. Me ensinaram a confiar mais em mim mesma, a construir rela√ß√Ķes (pessoais e profissionais) mais saud√°veis, a ter mais responsabilidade, mais calma‚Ķ¬†

ūü駬†Quando voc√™ se sente cansado, sobrecarregado ou sem foco, mesmo que temporariamente, o que voc√™ faz?¬†

Vou meditar perto da natureza. Vou tomar banho de mar ou apreciar a lua. Faço coisas que me permitem descarregar a energia estagnada e reorganizar o pensamento e os sentimentos. 

ūü駬†Qual compra ou investimento de US$100 ou menos teve um impacto mais positivo em sua vida nos √ļltimos seis meses (ou na mem√≥ria recente)?

Assinatura do chat GPT (risos). Uso o app no celular e laptop, uso para o trabalho, organiza√ß√£o pessoal, √© bem √ļtil.¬†

ūü駬†Qual √© um dos melhores ou mais valiosos investimentos que voc√™ j√° fez na vida e na carreira?

Viagens. Abrem a cabe√ßa, o cora√ß√£o e a alma.¬†Se desafiar a descobrir e explorar novos lugares, pessoas, culturas nos ajuda a desenvolver virtudes e conhecimentos √ļnicos.

ūü駬†Que conselho voc√™ daria a um estudante universit√°rio inteligente e motivado prestes a entrar no ‚Äúmundo real‚ÄĚ?

Trabalhe o quanto antes, estude filosofia e aprenda a fazer e a investir dinheiro. Ignore o "fa√ßa concurso p√ļblico para ter estabilidade profissional e financeira."

ūü駬†Quais s√£o as piores recomenda√ß√Ķes e conselhos que voc√™ ouve em sua profiss√£o ou √°rea de especializa√ß√£o? O que voc√™ est√° cansado de ouvir e revirar o olho?

Estou cansada de ouvir: "Pare de se preocupar com a juventude periférica e vai cuidar da sua vida." Trabalhar para o Vai na Web é uma experiência profundamente inspiradora e enriquecedora, pois esta organização é um catalisador de mudança social positiva.

Ao capacitar jovens de favela com habilidades técnicas e socioemocional para a economia digital, cada colaborador se torna parte de uma missão poderosa de evolução humana e profissional. Usamos a tecnologia como uma ponte - para oportunidades, para redução de desigualdade e para futuro mais digno, sustentável e inteligente.

A maior recompensa é ver os jovens talentos florescendo, superando obstáculos e construindo carreiras de sucesso. Isso é mais do que gratificante; é uma fonte contínua de inspiração e orgulho para todos nós.

ūü駬†Que frase (ou par√°grafo) voc√™ est√° sempre repetindo para as pessoas como um mantra?

"O caminho se faz ao caminhar." 

Meu pai sempre me falou essa frase como incentivo para superar o medo do futuro e agir. E na minha jornada empreendedora sempre tem algo novo acontecendo ou comigo ou com alguém, então eu acabo repetindo muito essa frase. 

ūüé§ Bate bola, drop r√°pido: Pra fechar, nos deixa algumas indica√ß√Ķes?

  • Um epis√≥dio de podcast:¬†Epis√≥dio 101 do Teletransporta com Gustavo Minari. Fala sobre a Sofya, minha nova startup, que est√° utilizando AI para facilitar o trabalho de m√©dicos e melhorar o cuidado com os pacientes.¬†

  • Uma m√ļsica: Serei Luz - Natiruts¬†

  • Um perfil ou p√°gina para seguir: R: @pergunteaovc (Youtube) com Rodrigo Baer. Informa√ß√£o clara e direta, excelente para empreendedores que desejam aprender sobre venture capital.¬†

  • Um filme/s√©rie: Fome de Poder e Billions

Aline, keep going! O mundo precisa de mais pessoas como você!

O ūüé§ Drop The Mic √© uma s√©rie do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto √© tecnologia e neg√≥cios. Em 5min, not√≠cias e an√°lises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante t√° rolando. Assine, √© 100% free.

E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out →

Join the conversation

or to participate.