• TechDrop
  • Posts
  • 🎤 Drop The Mic com Adalberto Generoso

🎤 Drop The Mic com Adalberto Generoso

CEO na Yapoli

Apresentado por MOTIM

O Drop The Mic é uma série semanal onde damos destaque a droppers sem a skin corporativa. Queremos saber o que o Linkedin não conta, quais as ferramentas, crenças e hacks para viver em alta performance!

O entrevistado de hoje poderia ser apresentado de diversas formas.
Ele que começou Sistemas da Informação, mas se formou como Ator.
Ele que foi jogador de basquete profissional, mas hoje se contenta com as peladas de futevôlei, corrida e surf de vez em quando.
Ele que desenha desde pequeno, mas sua maior felicidade é fazer bonecos de palito com sua filha, Maria Flor, de 4 anos.

Forjado no esporte e na arte, Adalberto Generoso é empreendedor tech - um dos idealizadores do GuiaBolso, ex-sócio e CMO da Cheftime, hoje lidera a Yapoli, plataforma de gestão e distribuição de ativos digitais para bigcorps.

🎤 Qual é um hábito incomum ou um hábito que você ama e te ajuda muito?

Pela minha apresentação você deve imaginar… mas praticar esportes e, principalmente, desenhar. Consigo esquecer de tudo e “ir para Nárnia” quando estou nessas atividades. 

🎤 Qual é o livro (ou livros) que você mais recomendou e por quê?

Sou a pessoa do livro, definitivamente. Muito mais do que podcast, ou qualquer outra coisa. Separei meu top 3 pra trazer pra cá, com 3 contextos bem diferentes pra cada um:

  • A Jornada do Escritor: Base fundamental sobre storytelling. Abre muito a mente pra contar histórias, e estamos fazendo isso o tempo todo. Nesse aspecto é essencial.

  • Churchill: Uma vida: Ampliou a minha capacidade de entender nossa história contemporânea ao ter a oportunidade de conhecer uma figura controversa que só reforça que as pessoas não SÃO boas ou ruins, elas tem coisas boas e ruins. Também foi o livro que abriu a minha visão para outras vertentes da geopolítica contemporânea.

  • Sapiens: De um jeito didático reforça teoria de evolução das espécies e, como ateu (mas “evangelista” de Sapiens), a forma que o autor aborda os contextos filosóficos da vida estão muito alinhados a como eu enxergo as coisas. 

🎤 Nos últimos cinco anos, qual nova crença, comportamento ou hábito melhorou a sua vida?

Nos últimos 10 anos na verdade, o hábito de leitura vem se tornando cada vez mais intenso, e tenho me interessado cada vez mais em ler biografias principalmente sobre estadistas e revolucionários. Isso tem expandido cada vez mais reflexões sobre o assunto e meu entendimento de geopolítica contemporânea. Correr também foi um hábito adquirido e passei a correr cada vez com mais frequência. 

🎤 Como um fracasso te preparou para um sucesso posterior?

Meu maior fracasso é não ter virado jogador profissional de basquete da NBA. A estatística não foi a meu favor kkk Existia uma federação muito fraca no Brasil, não tinha oportunidade por aqui. Foi aí que fui obrigado a ir pro mercado de trabalho como “gandula” em uma escola de tênis, o que me manteve no esporte, me treinou em uma nova modalidade e também me dava um salário para pagar a faculdade. 

Porém, um “efeito borboleta” desse fracasso foi que isso me deu muito brio - capacidade de persistir no que acredita. Querer ser o melhor e buscar ser o melhor. Gosto muito do Kobe Bryant nesse sentido. É dele a frase que diz que se você quer uma coisa, precisa fazer 10x mais que os outros, senão nunca será o melhor.  

🎤 Quando você se sente cansado, sobrecarregado ou sem foco, mesmo que temporariamente, o que você faz? 

R: Dorme e desenha que passa kkk são duas atividades que me ajudam a descansar e recarregar a energia. E ficar com a minha filha, Maria Flor. Esses momentos com ela recarregam demais a minha energia mental. 

🎤 Qual é um dos melhores ou mais valiosos investimentos que você já fez na vida e na carreira?

No momento do GuiaBolso (quando ainda chamava Controle Financeiro) eu também trabalhava como programador uma ONG de Alfabetização Solidária. Mas eu queria sair da programação e ir pro marketing e não sabia por onde começar. Foi quando eu achei uma vaga de analista jr de marketing para UOL e sai de 10k para 1,8k CLT. Abri mão de muita coisa mas, se não tivesse feito, não estaria onde estou hoje. 

Outro investimento, esse com segurança o melhor que fiz na minha vida: peguei meu mochilão, alguns trocados e fui viajar pela Ásia: Singapura, Malásia, Tailândia, Camboja, Vietnã, China e Japão. 

🎤 Que conselho você daria a um estudante universitário inteligente e motivado prestes a entrar no “mundo real”?

Primeiro que NÃO vai entrar onde e como quer. E é esse o momento MAIS importante de se capacitar para os próximos passos. É novo, tem energia! Dá pra fazer. Segundo é: “pare de ouvir podcast de negócio” kkk brincadeiras à parte, fuja da comparação e da hiper estimulação das redes sociais. Procure se inspirar e não se comparar com quem está há alguns passos na frente.

🎤 Quais são as piores recomendações e conselhos que você ouve em sua profissão ou área de especialização?

Não gosto muito de coisas de autoajuda - e essa é uma opinião um tanto polêmica - mas acho que muitas das abordagens te impedem de criar inteligência emocional na prática e “ganhar casca”, é se conhecer melhor. Das poucas referências que tenho nesse assunto, os conteúdos de autoajuda tiram a oportunidade da pessoa ter que digerir por si mesma tudo aquilo que não é confortável e a tendência é jogar pra baixo do tapete. 

🎤 Que frase (ou frases) você está sempre repetindo para as pessoas como um mantra?

"O não você já tem" - Alguém muito sábio
“Nunca desperdice uma boa crise” - Winston Churchill
“Quanto mais tempo eu treinasse, mais distante eu ficaria dos adversários e assim eles não seriam capazes de recuperar a diferença” - Mentalidade Mamba - Kobe Bryant

🎤 Bate bola, drop rápido:

O 🎤 Drop The Mic é uma série do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto é tecnologia e negócios. Em 5min, notícias e análises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante tá rolando. Assine, é 100% free.

E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out →

Reply

or to participate.