• TechDrop
  • Posts
  • ūüíß Quanto as cia a√©reas ganham com suas bagagens

ūüíß Quanto as cia a√©reas ganham com suas bagagens

+ Recompra de a√ß√Ķes

Bom dia Droppers,

Hoje eu aprendi: sobre esc√Ęndalo dos envelopes postais, quando os astronautas da Apollo 15 carregaram cerca de 400 envelopes postais n√£o autorizados para o espa√ßo e para a superf√≠cie da Lua. Todos os tr√™s foram pagos/subornados com U$7k cada por negociantes de selos, e acabaram sendo pegos e proibidos de voltar ao espa√ßo.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Quanto as cia a√©reas ganham com suas bagagens

  • Um r√°pido e desastroso update da Boeing

  • O Mercado de Assinaturas da Am√©rica Latina

  • Big techs recomprando a√ß√Ķes como nunca

Techdrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notícias e análises inteligentes - sem ser chatas - direto ao ponto e direto no seu inbox. Recebeu a news de alguém? Assine aqui!

Quanto as cia aéreas ganham com suas bagagens

companhia aéreas, bagagens, despacho

Quem nunca passou pela vergonha p√ļblica de ser barrado no embarque porque sua bagagem n√£o coube na maldita gaiola de medi√ß√£o, talvez nunca tenha se perguntado o quanto as companhias a√©reas ganham com isso. N√≥s, que j√° passamos vergonha e j√° nos perguntamos, fomos atr√°s das respostas‚Ķ

De acordo com um relat√≥rio da IdeaWorks e CarTrawler, as taxas de excesso de bagagem s√£o uma mina mala de ouro, que representam 4,2% da receita global das cia a√©reas. Somente nos √ļltimos anos, lucraram:

  • 2019: $32 bilh√Ķes

  • 2020-2021: pandemia

  • 2022: $29 bilh√Ķes

  • 2023: $33 bilh√Ķes

A receita se divide entre três principais categorias: bagagens despachadas, taxas extras para bagagens acima do peso, taxas para malas de mão acima do peso.

Ao perceber o tamanho da oportunidade, as companhias n√£o demoraram para encontrar fontes de receita alternativas al√©m das passagens e bagagens, com destaque para os assentos (reservas, conforto, premium) e os multi-bilion√°rios programas de milhagem e suas co-marcas com cart√Ķes de cr√©dito.

Ps: conforme o dinheiro entra, a qualidade aumenta. Entre 2007 e 2022, o manuseio incorreto de bagagens foi reduzido em quase 60% (7,6 por 1.000 passageiros).

Se gosta de inovação, desce pro play!

Apresentado com Stormia Talks

J√° foram mais de 40 epis√≥dios, 130 mil pessoas impactadas, 13 mil horas assistidas, mil rea√ß√Ķes, mas sabe o que ainda falta? O seu play. Quer dizer, isso se voc√™ gosta de inova√ß√£o e conte√ļdo de qualidade‚Ķ

O Stormia Talks, podcast do hub de inovação da Seguros Unimed, o Stormia, vai muito além da tecnologia. Temas como: liderança, agilidade, foco no cliente, intraempreendedorismo, sustentabilidade também são pautas, afinal:

Inovar não é só sobre criar produtos, mas sim sobre criar mentalidade de inovação que coloca o seu negócio - e seus clientes - no espírito do tempo.

Nomes como Ana Fontes, Alê Uehara e Bruno Rondani já passaram pelo Stormia. Feito para empreendedores e para intraempreendedores, Se você gosta de inovação, desce pro play ->

O que rolou mundo afora

  • FTX: a corretora cripto respons√°vel pelo maior esc√Ęndalo do setor, recuperou os bilh√Ķes perdidos e devolver√° os fundos aos clientes com corre√ß√£o.

  • Neuralink: reportou que o primeiro implante cerebral deu um probleminha mas que j√° foi corrigido.

  • OpenAi: pode lan√ßar o seu pr√≥prio buscador concorrendo com Google e Perplexity, j√° na segunda-feira.

  • Apple: que vinha sofrendo repercuss√Ķes pelo comercial do iPad que destruiu artes e ferramentas art√≠sticas, pede desculpas.

  • Tesla: lan√ßou o Cyber Hammer, um super martelo de a√ßo inoxid√°vel por U$700 cada.

Um r√°pido e desastroso update da Boeing

boeing, 737, denunciantes, voo espacial

via Perplexity

A Boeing contina ocupando as manchetes ao redor do mundo ao longo desta semana e, como j√° era de se esperar baseado nas not√≠cias dos √ļltimos meses, √© trapalhada atr√°s de trapalhada:

  • Um Boeing 737-800 da Coredon Airlines estourou o pneu pousando na Turquia e 190 passageiros foram evacuados.

  • Um avi√£o de carga FedEx Boeing 767, executou um pouso de emerg√™ncia no aeroporto de Istambul sem o trem de pouso dianteiro acionado.

  • Um avi√£o Boeing 737 n√£o decolou e saiu da pista no Aeroporto Internacional de Dakar e pegou fogo, danificando a asa esquerda e o motor seriamente.

  • O primeiro voo espacial tripulado da Boeing foi adiado apenas 2h antes do lan√ßamento por causa de um poss√≠vel problema com uma v√°lvula de al√≠vio de oxig√™nio.

Isso tudo e nem mencionamos sobre os dois ex-funcionários, que estavam denunciando a empresa em uma investigação da Administração da Aviação Federal, morreram em um intervalo de dois meses.

As a√ß√Ķes da empresa parecem estar se tornando imunes aos desastres e tiveram alta de 3% na semana, apesar de estarem -22% no ano.

Qual % dos usu√°rios do Whatsapp usam para conversar com marcas?

Resposta ao final da news..

Login or Subscribe to participate in polls.

O que rolou Brasil adentro

  • Reg+, a regtech especializada em regula√ß√£o banc√°ria, √© a mais nova aquisi√ß√£o da Celcoin.

  • Nubank, chegou a 100 milh√Ķes de clientes no Brasil, M√©xico e Col√īmbia. Para comemorar, colocaram o roxinho n‚ÄôA Esfera.

  • Bloxs, a plataforma end-to-end para o mercado de capitais, recebe aporte do banco digital para PJs B2S de valor n√£o revelado.

  • Fazenda Churrascada, a holding de 5 restaurantes, eventos tem√°ticos e itinerantes, √© adquirida pelo Heat Group por ~R$100mi.

O Mercado de Assinaturas da América Latina

Exclusiva do Stripe

Como já dizia Emicida e Zeca Pagodinho, quem tem amigo tem tudo. No caso do Drop, nossos amigos do Stripe não só encomendaram uma pesquisa sobre o mercado de assinaturas na América Latina, como também estão divulgando com exclusividade para nós.

Antes de chegarmos na realidade atual, onde tudo que já foi comprável hoje é assinável, o mercado passou por 3 grandes eras:

  • Fase 1, O surgimento (2010-2014): poucas op√ß√Ķes de assinatura (jornais, revistas e TV a cabo) com a maioria dos consumidores ainda receosos em rela√ß√£o a pagamentos online e as ofertas vindas, principalmente, de players gringos.

  • Fase 2, A expans√£o (2015-2020): uma era marcado por dois grandes fatores: (1) os smartphones, que chegaram a 50% de penetra√ß√£o de mercado latam em 2017. (2) Os ecommerces que ao diminuirem as fraudes e chegaram a uma penetra√ß√£o de mercado de 70%. Ambos, somados, surfaram a onda dos apps mobile (Uber, Netflix, Rappi, etc) que ainda foi acelerada por uma pandemia.

  • Fase 3, Os mecanismos (2021-adiante): as assinaturas podem ser vistas como a evolu√ß√£o da compra parcelada, que representa 30% do volume de cart√Ķes de cr√©dito no BR e MX. A tend√™ncia, conforme a Gen Z e Alpha ganham independ√™ncia financeira e poder de decis√£o, √© que o formato de assinatura continue crescendo.

O estudo ainda vai looonge, se aprofundando nos setores específicos com maior potencial, nos fatores que mais influenciam a adoção, os segmentos mais maduros, os benefícios e, não menos importante, um passo a passo sobre como criar um negócio de assinatura.

Acesse aqui o seu report exclusivo sobre Assinaturas Digitais Latam, gratuito, imperdível e em português!

Recomprando a√ß√Ķes como nunca!

recompra de a√ß√Ķes, stock buyback, apple, s&p 500

Boa parte das empresas tech americanas j√° reportaram os resultados do 1¬į trimestre e, apesar dos bons n√ļmeros apresentados, o que mais chamou a aten√ß√£o foi a recompra de a√ß√Ķes. Ao todo, 443 empresas gastaram¬†$181.2 bilh√Ķes recomprando as pr√≥prias a√ß√Ķes. E n√£o devem parar por a√≠:

  • Apple: vai recomprar $110bi das pr√≥prias a√ß√Ķes ainda este ano;

  • Alphabet: vai recomprar $70bi;

  • Nvidia: vai recomprar $70bi;

  • Microsoft: vai recomprar $60bi;

  • Meta: vai recomprar $50bi;

  • Netflix: vai recomprar $10bi;

Além de sinalizar que a pilha de dinheiro não cabe mais nos próprios cofres, os programas enviam alguns outros sinais ao mercado:

‚Üí O lado bom da coisa? A recompra reduz o n√ļmero de a√ß√Ķes em circula√ß√£o, aumentando o lucro por a√ß√£o da empresa. Al√©m de enviarem um sinal positivo de confian√ßa aos investidores, tamb√©m √© um uso flex√≠vel de dinheiro, que pode simplesmente pausar a opera√ß√£o caso a economia piore.

‚Üí O lado n√£o t√£o bom da coisa? Bem, cr√≠ticos argumentam que o dinheiro de recompra de a√ß√Ķes poderia deveria estar sendo reinvestido na opera√ß√£o do neg√≥cio. Novas f√°bricas, desenvolvimento de produtos, M&A - no geral, a√ß√Ķes que fizessem a empresa crescer e n√£o apenas aumentar seu lucro por a√ß√£o.

Bom ou não, ela continuará acontecendo. A projeção de recompras entre as empresas da S&P 500 é de $925bi para 2024 e $1.075tri para 2025 - crescendo 13 e 16% ao ano respectivamente.

Contra dados n√£o h√° argumentos

Stats do dia

76% dos usu√°rios do Whatsapp utilizam o aplicativo para se comunicar com marcas e empresas. O nome disso √© ‚ÄúConversational Sales‚ÄĚ e, julgando pelos dados, fica f√°cil sacar a import√Ęncia do WhatsApp como canal de vendas.

Como toda luz, tem sua sombra: os vendedores se perdem em meio a centenas de grupos, contatos, vida pessoal e profissional. Já os gestores se perdem pela falta de traqueamento e controle da operação.

Não mais. A Zoho tratou de integrar o WhatsApp com o CRM e, definitivamente, incorporá-lo na sua operação de vendas. Chega de conversinha, agora é Conversational Sales. Clique aqui →

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Nossa miss√£o √© elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saud√°vel, r√°pida e inteligente de informa√ß√Ķes diretamente no seu inbox. D√™ tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda √© free e forever will be:

  • AiDrop: A corrida pela lideran√ßa da intelig√™ncia artificial, dicas de ferramentas e prompts, todas √†s quintas, √†s 13h.

  • MoneyDrop: sua dieta semanal do mercado financeiro para quem n√£o tem CNPI e nem fala econom√™s, mas tamb√©m n√£o quer ficar de fora.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. t√° curtindo o conte√ļdo e quer continuar recebendo? ent√£o arrasta esse e-mail para sua lista priorit√°ria.

Join the conversation

or to participate.